Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Grupamento de Bombeiros Militar promove formatura de aniversário

Publicado em 27/11/2022 Editoria: Infraestrutura


A Lei Estadual nº 2.184, de 19 de agosto de 1964, publicada no Diário Oficial nº 14.533, de 25 de agosto de 1964, criava na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros, com a missão nobre de realizar serviço de prevenção, salvamento e extinção de incêndio.
 
Esta lei, seguindo o espírito da expansão, criava os Destacamentos de Bombeiros de Cuiabá, Campo Grande e Corumbá.
 
Em Corumbá, após quase uma década de mobilização da classe política, empresarial e em especial dos segmentos organizados da região, por fim, o Comandante Geral da Polícia Militar, cujo comando era em Cuiabá, determina a ativação efetiva do 3º Destacamento de Bombeiros, em 1º de junho de 1974, designando para o comando dessa missão, o Tenente PM Pio Lopes, assessorado pelos 3º sargentos PM Silvio e Erminio Vicente Gomes, mais uma equipe composta de 30 soldados.
 
Um dos fatores que motivou a aceleração do movimento local para a implantação dos serviços de bombeiros em Corumbá, foi um incêndio de proporções alarmantes que se desencadeou nos idos dos anos 70 no “Cine Anache”, um dos melhores cinemas da Região Centro-Oeste, devido a suntuosidade e conforto que oferecia, estando localizado no pavimento térreo de um edifício de 12 andares.
 
Por não ter ainda a sua sede independente, o recente 3º Destacamento de Bombeiros, teve a sua base operacional dentro da 2ª Cia de Polícia Militar, que até hoje tem o seu quartel na Rua Dom Aquino esquina com a Rua Edu Rocha.
 
Naquela época, o 3º Destacamento de Bombeiros só dispunha da viatura C-10, movida à gasolina e portadora de alguns extintores.
 
Passaram-se os anos e devido à ausência de um planejamento arrojado, aquele destacamento selou a sua desativação, era março de 1977, ficando assim os seus integrantes na condição de adidos à 2ª Cia PM, desempenhando igualmente funções policiais.
 
Decorridos 21 meses daquela fatalidade, um corumbaense de visão empreendedora, investido do cargo de Governador do Estado de Mato Grosso, percebendo a imperativa necessidade dos serviços de bombeiros, resolve, por ato que lhe confere, determinar em definitivo a fundação em 30 de dezembro de 1978, do 2º Subgrupamento de Incêndio.
 
Este estadista era o Sr. Cássio Leite de Barros, recomeçando assim, a história de uma organização que em breve tempo conquistou respeito, admiração, carinho e apoio da população.
 
O 2º SGI ficou instalado em uma edificação locada pelo Governo Estadual, situada à Rua Porto Carrero nº 1411 e dispunha de uma área total de 1.437,48 m2 e uma área construída de 602 m2, havendo na ocasião cinco compartimentos.
 
O sonho se realiza, a sede própria é inaugurada em 30 de junho de 1982. O terreno fora doado pela Prefeitura Municipal de Corumbá.
 
Parceiros foram homenageados durante solenidade em Corumbá
 
A OBM ficou instalada na Av. Rio Branco, ao nascente com Av. N. Sra. Candelária e ao poente com a subestação da ENERSUL.
 
A nova unidade ficou estabelecida basicamente entre os limites de Corumbá e Ladário, sendo considerado um ponto estratégico do ponto de vista operacional.
 
Há de se ressaltar que a área doada na época, correspondia a 5.205 m2 e a construção foi realizada com a mão-de-obra do pessoal do próprio Subgrupamento, sendo os materiais gentilmente fornecidos pelas comunidades corumbaense e ladarense. Perfazendo uma área construída de 400 m2, dispondo assim de 17 compartimentos.
 
DENOMINAÇÕES QUE A OBM RECEBEU AO LONGO DO TEMPO
 
3º DESTACAMENTO DE BOMBEIROS
(1º de julho de 1974 a março de 1977)
 2º SUBGRUPAMENTO DE INCÊNDIO
(30 de dezembro de 1978 a 06 de novembro de 1980)
 4º SUBGRUPAMENTO DE INCÊNDIO
(07 de novembro de 1980 a 25 de outubro de 1994)
 3º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS
(26 de outubro de 1994 até os dias atuais)
 
O trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul durante a Temporada de Incêndios Florestais de 2022 teve grande êxito devido aos investimentos do Governo Federal e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
 
Os recursos disponibilizados para reforçar o combate aos incêndios florestais garantiram a aquisição de equipamentos individuais e de combate, recursos tecnológicos no monitoramento em tempo real e demais recursos para diversas ações.  
 
Desde o início da fase resposta, foram realizados 10 ciclos operacionais, passando pela operação 614 bombeiros militares, totalizando 182 dias ininterruptos de operação.
 
Uma importante ação a ser destacada foi o empenho das aeronaves modelo Airtractor no combate às chamas, este importante reforço aéreo conseguiu extinguir incêndios em locais inacessíveis por terra.
 
Diante de tanto empenho e esforço, as estatísticas comprovam o excelente resultado alcançado pela Corporação: em comparação com os anos de 2020 e 2021, os dados de focos de calor registrados no estado durante esse ano tiveram uma redução de 82% e 77%, respectivamente.
 
E no que se refere a área queimada do Pantanal de Mato Grosso do Sul, os valores são ainda melhores: reduções de 82% e 79% respectivamente, resultando na preservação de  97% (NOVENTA E SETE) do bioma!
 
 


› FONTE: Assessoria