Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

IBGE indica que economia brasileira avança 0,4% no 3º trimestre

Publicado em 01/12/2022 Editoria: Brasil


A economia brasileira cresceu 0,4% no terceiro trimestre de 2022, na comparação com os três meses anteriores, mostram dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
 
 
O resultado, fruto da produção de R$ 2,5 trilhões entre julho e setembro, faz o PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos bens e serviços finais produzidos no país — alcançar o maior patamar da série histórica, iniciada em 1996.
 
 
 
A quinta variação positiva da economia nacional representa uma desaceleração frente aos quatro trimestres anteriores, quando a economia nacional avançou 0,4%, 0,9%, 1,3% e 1%, respectivamente.
 
 
 
Além de atingir o maior nível da série, o PIB figura em um nível 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado no quarto trimestre de 2019. No terceiro trimestre, a variação positiva foi influenciada pelos resultados dos serviços (+1,1%) e da indústria (+0,8%), enquanto a agropecuária recuou 0,9%.
 
 
 
Antonio van Moorsel, diretor do Advisory e sócio da Acqua Vero Investimentos, avalia que a perda de força da atividade econômica ocorre em virtude da deterioração da conjuntura macroeconômica, caracterizada pela inflação resiliente e pelo aperto das condições financeiras das famílias.


› FONTE: Com R7