Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Fotógrafo de MS vence etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Publicado em 15/12/2022 Editoria: Arte e Cultura


Entre 56 inscritos, Marcos Maluf, do Campo Grande News, foi o vencedor da categoria Foto com o trabalho “Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia”
 
O fotógrafo Marcos Maluf, do portal Campo Grande News, é o grande vencedor da categoria Foto da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O trabalho de Mato Grosso do Sul foi o representante da região Centro-Oeste na categoria, após ter vencido nas etapas Regional e Estadual. O anúncio dos vencedores foi feito na noite desta quarta-feira (14), em cerimônia presencial realizada em Brasília (DF), com transmissão simultânea pelo canal do Sebrae no Youtube.
 
Entre 56 inscrições em todo o país na categoria Foto, Maluf conquistou a premiação com as fotografias publicadas na reportagem “Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia”, de autoria do jornalista Cleber Gelio. A matéria humaniza trajetórias de ourives da Capital que enfrentaram obstáculos na pandemia da Covid-19. O diferencial é que o trabalho dos autores se mistura às histórias contadas, na medida em que eles próprios se tornam personagens: Maluf possui, inclusive, familiares que empreendem na área.
 
“O intuito da matéria que eu e o Cleber fizemos era humanizar a parte do empreendedorismo, tanto que nós aparecemos brevemente no texto como uns dos personagens. E ao fazer esse trabalho, esse tema me tocou muito, pois me traz muitas lembranças, principalmente da minha família, e isso me inspirou quando eu fui fazer as fotos e é algo que me emociona até agora. O papel da imprensa para o microempreendedor é fundamental, porque é a partir dela que é feita uma ponte até a informação para que esse empresário possa crescer e ajudar no desenvolvimento do país”, destacou Maluf.
 
Por Mato Grosso do Sul, também concorreram à etapa nacional, respectivamente, na categoria Texto, a matéria “Âncoras do desenvolvimento, gigantes da indústria alavancam economia e crescimento de micro e pequenas empresas em MS”, do jornalista Anderson Viegas, do portal G1 MS; e, na categoria Vídeo, a reportagem “Pescadores de Abelhas – Diante da seca e do assoreamento de rios no Pantanal, pescadores buscam alternativa para complementar a renda com a produção de mel”, de Willian Lima Franco, da TV MS Record. Foram 66 trabalhos sul-mato-grossenses inscritos na etapa estadual desta edição do prêmio.
 
Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a atuação da imprensa é fundamental para dar voz às micro e pequenas empresas, que respondem pela maioria dos empreendimentos no estado e no Brasil. “Os jornalistas têm a arte e sabedoria, seja na captação de imagens, seja na escrita, em transmitir os bons casos de sucesso da nossa economia. Os pequenos negócios são a força da nossa economia, seja no Mato Grosso do Sul ou no Brasil. São vocês que conseguem pautar notícias que inspiram outros sul-mato-grossenses a empreender”, declarou.
 
Prêmio Sebrae de Jornalismo
 
A premiação marca as comemorações dos 50 anos do Sebrae e reforça a importância da imprensa no fortalecimento dos pequenos negócios, ao dar voz e visibilidade a quem empreende e contribui para o desenvolvimento do Brasil. Foram mais de mil trabalhos inscritos nesta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que teve como tema geral “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”. Na etapa nacional, 15 estados das cinco regiões foram representados entre os finalistas.
 
A cerimônia nacional reuniu os 35 finalistas selecionados na etapa regional (Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Foto, além dos profissionais escolhidos nas categorias especiais de Jornalista Revelação, Jornalista Empreendedor e Jornalista Influenciador Digital. A premiação também destacou a atuação de profissionais nas categorias Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e Jornalista Parceiro do Empreendedor, sendo a última uma homenagem do júri nacional.
 


› FONTE: Jornalismo Sebrae MS