Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aluna e professor de Aquidauana premiados na Olimpíada de Eficiência Energética

Publicado em 15/12/2022 Editoria: Cidade


A Rede Municipal de Ensino de Aquidauana se destacou com a premiação da jovem Dayane Santos Pereira e do professor Darinei Marcos de Lima, ambos da Escola Municipal Ada Moreira Barros, do Distrito de Cipolândia.  
 
Entre 8.108 crianças concorrentes, do 8º e 9º ano do ensino fundamental, da rede pública e privada de ensino, a aquidauanense Dayane Santos e o professor Dariney ficaram em 3° lugar, sendo premiados na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022).  
 
Eles puderam contar um pouco de suas ações durante a solenidade de premiação, que aconteceu nessa quarta-feira (14), na Sede da Energisa em Campo Grande.  
 
A secretaria municipal de Educação, Wilsandra Béda esteve presente prestigiando a premiação da dupla aquidauanense, que além da experiência vivenciada e do certificado também ganharam 01 notebook cada um.  
 
"Estamos extremamente orgulhosos e felizes em ver nossa aluna e o professor da REME se destacando na pesquisa e em um evento tão renomado como esse. O trabalho na Rede Municipal dá belos frutos e eles estão de parabéns! Merecidíssima premiação", pontuou a secretária Wilsandra.  
 
Além de Dayane, mais dois jovens alunos campo-grandenses também do ensino fundamental foram premiados em 1° e 2° lugar.  
 
Conforme a Energisa divulgou, "Eles nem concluíram o ensino fundamental ainda, mas já sabem que o caminho para um mundo melhor é a sustentabilidade. Mais do que saber, tomam atitudes conscientes no dia a dia e mostram que só com conhecimento e ação é possível tornar o futuro deles (e das próximas gerações) mais legal e consciente.  
 
E todo esse empenho já tem trazido resultados positivos para três alunos de escolas públicas e privadas da Mato Grosso do Sul".  
 
Durante a solenidade, que contou com as presenças dos alunos, Yann Matheus Ferreira de Melo (ganhador do primeiro lugar), Dayane Santos Pereira (ganhadora do 3º Lugar) e apoiadores do projeto, o professor Darinei Marcos de Lima também foi premiado como o que mais se destacou durante a olimpíada. 
 
“Pra mim, foi uma surpresa muito boa, ver uma aluna da região de Aquidauana ser premiada mostrou que estou no caminho certo, e ser o professor que se destacou aqui no estado comprova isso” destaca Darinei.  
 
Para a jovem Dayane, a experiência em participar do evento é marcante. "Estou muito feliz e isso marca a minha vida. É muito legal e emocionante", contou a aluna.    
 
De acordo com o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, a competição estimula as gerações atuais a protagonizarem a mudança necessária para um futuro melhor para todos. “A gente quer ensinar os nossos cidadãos do futuro, a entender o setor elétrico e ter atitudes melhores em relação ao consumo. A Olimpíada traz esse envolvimento dos alunos com o tema e o resultado é um comportamento mais consciente”, ressaltou.    
 
Na área educacional, além de apoiar a ONEE 2022, a Energisa também desenvolve projetos de conscientização para alunos da rede pública e troca da iluminação de instituições estaduais de ensino. Para estimular cada vez mais os jovens e adultos, um dos projetos, o Nossa Energia, utiliza estruturas itinerantes (caminhões e tendas) para levar experiências lúdicas e inovadoras, com jogos, realidade virtual e a simulação de desafios reais de economia de energia.   
 
A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal. Entre elas, a Energisa Paraíba.  
 
A Olimpíada   
 
A Olimpíada foi realizada entre agosto e dezembro deste ano. Para chegar ao resultado final, professores e estudantes passaram por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa incluiu as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas aconteceram de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdos online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.  
 
Os materiais dirigidos aos estudantes foram baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, foram utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluíram também a realização de “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora.  
 
 


› FONTE: Fonte: AGECOM (Com informações de Gabriela Dias/Energisa)