Geração de renda de Aquidauana sedia curso de Plantas Medicinais
Publicado em 16/12/2022
Editoria: Cidade
O chá nosso de cada dia, com um toque especial, o que não era notável, tomou importância, e o que não era sabido ou feito de maneira errônea foi aprimorado, isso tudo após os três dias de curso de “Cultivo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares”, realizado pela Prefeitura Municipal de Aquidauana, via Assistência Social, no Núcleo de Geração de Renda.
Ministrado pelo Professor Carlos Crestani, pós-graduado em Resgate Cultural e Popular das Plantas Medicinais, o curso aconteceu em parceria com o Sindicato Rural de Aquidauana e SENAR, oportunidade em que os participantes produziram plantas medicinais seguindo os princípios da agricultura orgânica.
Único entre as dezenas de mulheres, José Lino, morador do bairro Santa Terezinha, explicou que resolveu participar do curso porque está buscando conhecimento na área dessa questão das plantas medicinais. "Sou adepto de remédio caseiro, então sempre que preciso de remédio, procuro buscar mais para o lado do natural. Aqui entramos na parte de como trabalhar com ervas”, disse o cursista.
Dona Nair Santos da Silva, 74 anos, contou que foi convidada pela Assistente Social Pâmela Oliveira Souza, da Equipe Multidisciplinar da Prefeitura de Aquidauana, para participar do curso e revelou: “eu achei que já conhecia tudo, mas vim e gostei muito, o professor sabe explicar e levou a gente para o campo e descobrimos remédios que não conhecíamos, por exemplo o Carapiá, tem um monte nesses matos, e é bom para cólica, infecção, pode tomar no tereré”.
A secretária Josilene Rosa agradeceu ao professor Carlos, ao SENAR, ao prefeito Odilon e a primeira-dama Maria Eliza.
"Agradeço a todos os envolvidos por não medirem esforços para que os cursos aconteçam e aos participantes por aproveitarem oportunidade e aprenderem seja para o bem pessoal, ou para gerar renda. Quando vemos essa sala cheia e posteriormente vocês melhorando a renda da família nosso coração se alegra, porque vemos que o objetivo da administração está sendo cumprido”, finalizou a secretária Josilene.
› FONTE: Agecom