Na semana passada o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB) promoveu uma reunião na subprefeitura do Distrito de Taunay para tratar de políticas públicas, em especial, de saúde para as comunidades indígenas nas aldeias de Aquidauana, Nioaque, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.
O evento contou com a presença deputado federal Vander Loubet , que atendeu ao chamado para esse grande diálogo com os caciques e lideranças indígenas, prefeitos, vereadores de Aquidauana, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e Nioaque. “Nos últimos anos, enfrentamos uma luta para ajudar a custear os atendimentos de saúde para não deixar as famílias indígenas padecerem”, explicou o chefe do executivo municipal.
A saúde indígena é de responsabilidade do Governo Federal, através do DSEI, SESAI, Missão Guarani-Kaiowá e Funai. “Mas, nós prefeitos, temos bancado pelo município combustível para ambulâncias, enfermeiros, médicos e, na pandemia, entramos com a estrutura da saúde municipal para ajudar a salvar vidas dentro das aldeias”.
Os caciques solicitaram ao deputado federal Vander Loubet que possa agendar para eles uma audiência com o presidente Lula, em Brasília e, também, apresentaram suas demandas e falaram da realidade enfrentada pelas famílias nas aldeias em diversas áreas, onde precisam de atenção do Governo Federal e seus órgãos.
Participaram da reunião no distrito de Taunay também os prefeitos Wlademir Volk - Japão (Dois Irmãos do Buriti), Fábio Florença (Miranda), vereadores aquidauanenses Wezer Lucarelli (presidente), Tião Melo, Éverton Romero e Francisco Tavares, vereadores de Nioaque, Miranda e Dois Irmãos do Buriti e caciques das aldeias dessa região além de Dionédson Terena (representante da equipe de transição do presidente eleito Lula).