Educação Profissional e Tecnológica é destaque no período de pré-matrículas
Publicado em 27/12/2022
Editoria: Educação
Estado trabalha para universalizar a oferta do Ensino Técnico, chegando a todos os 79 municípios de MS neste início de 2023.
Estão abertas, desde o dia 28 de novembro, as pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino (REE), com ofertas de vagas em diversas etapas. Com 348 unidades escolares, localizadas nos 79 municípios de MS, a REE trabalha com 240 mil vagas disponíveis para Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, entre outros.
Entre essas ofertas estão os cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), considerando as três formas disponíveis: integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio. As pré-matrículas para o Ensino Médio podem ser realizadas pessoalmente na Central de Matrículas, em Campo Grande, ou no Portal da Matrícula Digital.
O Estado também oferece vagas para a formação técnica articulada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A principal novidade para 2023 é o projeto piloto EJA Qualifica, que insere na grade curricular do Ensino Médio para jovens e adultos também a educação profissional, voltada para cursos na área de gestão de negócios. O projeto foi aprovado em 2022 e será implementado em 11 municípios urbanos e cinco escolas indígenas.
Inovação
Mato Grosso do Sul tem largado na frente quando se trata de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no País. Em 2023, o Estado terá batido a meta prevista para 2024 de oferta de ensino profissional aos seus estudantes. Todos os 79 municípios irão disponibilizar a EPT, o que significa a universalização do ensino técnico no estado.
Isso foi possível graças ao programa de expansão da EPT em Mato Grosso do Sul, chamado “Primeiro Passo”, que articulou conversas, escutas e apresentações sobre o tema para estudantes, setor produtivo e suas associações representativas, autoridades municipais, entre outros.
Em encontros presenciais e virtuais, o programa – que contou com apoio técnico do Itaú Educação e Trabalho — buscou e sistematizou insumos e dados para ofertar uma educação profissional de qualidade alinhada às necessidades e anseios dos estudantes, dos municípios e do setor produtivo. Em 2023, Mato Grosso do Sul irá oferecer 17 itinerários formativos diferentes aos jovens — atualmente, são ofertados 13.
Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
A oferta da Educação Profissional e Tecnológica se tornou uma opção no Ensino Médio a partir de 2022, por meio do quinto itinerário formativo. O acesso à EPT tem sido um desejo de muitos estudantes que querem se preparar para o mundo do trabalho já no período escolar.
Uma pesquisa do Itaú Educação e Trabalho, parceiro da Secretaria de Estado de Educação, realizada com jovens estudantes mostrou que 93% dos respondentes concordam que o ensino profissionalizante deve ser oferecido nas escolas de Ensino Médio.
Este acesso à EPT ainda no Ensino Médio oferece mais oportunidades para os jovens, como mostrou outro estudo realizado pelo Itaú Educação e Trabalho com jovens egressos do ensino técnico. Eles têm mais chances de estarem ocupados com contratos formais e possuem mais oportunidades de evolução de carreira, em relação aos que apenas concluem o Ensino Médio, segundo o estudo.
Em Mato Grosso do Sul, a rede pública estadual representava, em 2021, 32% da oferta de matrículas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) no estado, segundo dados do Censo Escolar 2021, INEP 2022, totalizando 6.749 matrículas.
Ofertas
Para consultar as ofertas disponíveis em cada escola da Rede Estadual de Ensino, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino em Tempo Integral, Educação Profissional, entre outras, os interessados devem acessar o portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br) e clicar na aba “Consulta cursos/unidade escolar”, localizada na parte superior da página.
Neste campo, será necessário selecionar a oferta desejada e o município, para saber quais são as unidades escolares que trabalham com cada curso, programa ou etapa da educação básica escolhida.
Serviço
Os interessados nas ofertas da Rede Estadual de Ensino podem acessar o portal da Matrícula Digital (www.matriculadigital.ms.gov.br). O período de pré-matrícula da REE segue aberto até o dia 04 de janeiro de 2023.
Para quem optar pelo atendimento presencial, é necessário seguir até a sede da Central de Matrículas, na Rua Joaquim Murtinho, nº 2.612, Bairro Itanhangá Park – Campo Grande. O atendimento presencial também pode ser realizado nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a equipe da Central pelo telefone 0800-647-0028 (fixo) ou pelo número (67) 3314-1212 (celular).
› FONTE: Portal MS