Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Termina hoje prazo para justificativa pela ausência no 2º turno das eleições

Publicado em 09/01/2023 Editoria: Política


 
Quem não votou no dia 30 de outubro tem até hoje para justificar ausência
 
 
O eleitor que não foi às urnas no segundo turno nas eleições de 2022 tem até esta segunda-feira (9) para apresentar justificativa da ausência. Quem não esclarecer a falta pode pagar multa.
 
Quem faltou no dia 30 de outubro precisa justificar o motivo ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) até hoje. Já para o eleitor que não votou no primeiro turno, o prazo já encerrou.
 
Para justificar é preciso preencher um requerimento pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo aplicativo e-título, anexando os documentos que comprovem os motivos da ausência às urnas. São aceitos atestados médicos, bilhetes de passagem e outros.
 
O pedido será analisado pela autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título e, caso a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa não for aceita, a pessoa precisará quitar o débito.
 
Também é possível baixar o PDF do requerimento e levar a um cartório eleitoral. Contudo, o eleitor que não tem documento para comprovar o motivo da ausência às urnas pode pagar a multa a qualquer momento. É possível emitir a guia de multa pela internet no site do TRE-MS, clicando na área “débitos do eleitor”. 


› FONTE: CAMPO GRANDE NEWS