Janeiro é um mês dedicado à saúde mental, e para chamar a atenção sobre questões e necessidades relacionadas ao emocional dos servidores, a direção administrativa do Hospital Regional de Aquidauana promoveu na tarde da última terça-feira, 17 de janeiro, um piquenique na Lagoa Comprida, cartão postal da cidade, para o fortalecimento de relacionamentos entre os profissionais que trabalham diretamente com o público vulnerável, para que possam refletir a respeito da necessidade do autocuidado para enfrentar as questões que envolvem o psicológico individual e coletivo.
Os servidores trabalham diretamente com o público e precisam estar em equilíbrio em termos de saúde mental para atender, escutar e acolher com qualidade, além de saberem sobre a conscientização, cuidados da saúde e o bom relacionamento em seu ambiente de trabalho.
A ação contou com alongamento, zumba, louvor, bate-papo e um delicioso lanche ao ar livre, às margens da lagoa.
A conscientização para o tema se faz imprescindível, uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de muito preconceito. É de extrema importância um evento com essa temática para que os profissionais obtenham um pouco mais de conhecimento sobre o que é e para que serve a Psicologia, sobre os cuidados com a saúde mental e, em caso de doenças, saber como lidar com as situações.
O Janeiro Branco é uma campanha criada e promovida por psicólogos com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas.
› FONTE: assessoria Hospital Regional de Aquidauana