Como vem cada um dos dez clubes para a disputa do Estadual 2023
Publicado em 20/01/2023
Editoria: Esporte
Confira como está a situação e expectativa de cada time para a disputa da competição que começa neste sábado
A 45ª edição do Campeonato Sul-mato-grossense de 2023 começa no domingo com dois jogos: Dourados x Aquidauanense, às 15h30, em Dourados, e Costa Rica x Serc, às 16h, em Costa Rica. A edição deste ano tem a principal mudança na fórmula de disputa com o retorno do mata-mata. Ao todo, são dez equipes divididas em dois grupos de cinco.
O grupo A da competição tem Costa Rica, Operário, Comercial, Serc e Coxim. A chave B tem Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema. Esses três últimos subiram da segunda divisão em 2022.
A primeira fase será com dois turnos em cada grupo. Ao final, cada time terá jogado oito partidas. O primeiro de um grupo enfrentará o quarto do outro, o segundo com o terceiro e assim sucessivamente. O último de cada chave será rebaixado para segunda divisão. Ou seja, o clube avança ao mata-mata ou descende.
A fase de mata-mata começa a partir das quartas de final em ida e volta na casa do melhor time. Além disso, a equipe de melhor campanha somando todas as fases do campeonato tem vantagem de igualdade no resultado. O campeão garante vaga ao Campeonato Brasileiro Série D de 2023 e a Copa do Brasil. O vice terá vaga na Copa.
Disputado desde 1979, o Estadual de Futebol tem 13 campeões em 44 edições. O Operário é o maior campeão com 12, seguido pelo Comercial com 9 e o Águia Negra com 6. Ubiratan (3), Serc (2) e Corumbaense (2) vêm abaixo. As equipes com um título são Naviraiense, Ivinhema, Nova Andradina, Coxim, Sete de Dourados e Costa Rica.
Operário - A equipe de Campo Grande é uma das favoritas para a conquista do Estadual. O time comandado por Celso Rodrigues está montado e fez dois amistosos de preparação antes da competição. Os objetivos principais, segundo a diretoria, são o bicampeonato sul-mato-grossense e o acesso no Campeonato Brasileiro Série D. A equipe disputará na temporada de 2022 também a Copa Verde e a Copa do Brasil. Enquanto o Estádio Morenão está em reformas, jogará no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas.
Comercial - O Colorado vive um drama sem "um centavo", como informou o presidente Cláudio Barbosa. A expectativa é de rebaixamento para a segunda divisão estadual. Até o momento, Cláudio confirmou que o Comercial tem quatro atletas para o Estadual e só. São eles: o goleiro Pedro Cliverato, os zagueiros Virlan e Leandro e o lateral-esquerdo Felipe Mor. Assim como o Operário, jogará no Estádio Jacques da Luz.
Costa Rica - A equipe do norte de Mato Grosso do Sul está confirmada para jogar no Estádio Laertão. "Trabalhando desde que perdeu o Estadual de 2022", como informa o presidente André Baird, a equipe tem o objetivo de conquistar o Estadual e voltar a disputar competições nacionais. O treinador é Rogério Henrique, um treinador mineiro, "sério, com currículo muito bom". Em 2022, caiu na primeira fase da Copa do Brasil para o ABC, do Rio Grande do Norte, e saiu na segunda fase para o Bahia de Feira no Campeonato Brasileiro Série D.
Serc - A dois dias da estreia, o time de Chapadão do Sul ainda segue na montagem do elenco. A certeza é que o treinador será Rodrigo Azevedo, conhecido da Sociedade Recreativa. A diretoria foi perguntada sobre os objetivos e a expectativa para a competição, mas não respondeu. Ainda resta definir estádio.
Coxim - A equipe do norte de Mato Grosso do Sul tem o destaque para três jogadores estrangeiros no elenco de 2023. São os colombianos meias Fabián Zambrano, Jean Paul, ambos com 26 anos, e o volante Jhosep Navarro, de 21 anos. O primeiro objetivo do time será permanecer na primeira divisão. O time ainda está por definir estádio.
Dourados - A equipe de Dourados montou quase outro elenco para a disputa da competição. São três remanescentes de 2022: Robinho, Fabiano e Lucas. O treinador será Chiquinho Lima. O presidente do clube, Marco Araújo, disse que o objetivo é ser competitivo. "Vai depender da situação do campeonato". Os douradenses vão jogar no estádio municipal.
Aquidauanense - Vice-campeão em 2019 e 2020, a equipe de Aquidauana vem com jogadores formados na categoria de base para o Estadual. O meia Bruno Chaves e o lateral-direito Matheus Luciano jogaram pelo Aquidauanense na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019. O técnico do clube será Mauro Marino. O time deve brigar para ir ao mata-mata. O plantel jogará no Estádio Noroeste, em Aquidauana.
Operário Caarapoense - A expectativa da equipe de Caarapó, que jogará no Estádio Carecão, é "de chegar bem e brigar por uma vaga na Copa do Brasil", de acordo com o diretor financeiro Leandro Francisco. Após o acesso com título em 2022, o Caarapoense manteve metade do elenco e a comissão técnica comandada por João Deda. Para conquistar o objetivo, a equipe tem que ser finalista do Estadual.
Novo - O elenco do clube é formado por jogadores que vem de São Paulo com média de idade entre 21 e 22 anos. O mais experiente do elenco é o zagueiro campo-grandense Luiz Henrique, de 40 anos. Segundo o presidente do clube, Éder Nunes, o "Novo entra em campo para ser campeão". A principal mudança para o ano é que o plantel representará Sidrolândia e jogará no Estadio Municipal Ernesto Landolf. "Não temos apoios de nada e ninguém na Capital. No interior, teremos apoio da Prefeitura".
Ivinhema - Também buscando o título, o time do sul apresentou o elenco nesta semana. O Azulão será comandado pelo treinador Douglas Ricardo. A maior parte dos atletas são conhecidos do cenário sul-mato-grossense, como o goleiro José Augusto, que era do Náutico, e o zagueiro Felipe Barbosa, ex-Comercial. Assim como outros clubes, falta definir estádio.
› FONTE: Campo Grande News