Bebê não espera e equipe de Aquidauana realiza parto na BR 262
Publicado em 04/02/2023
Editoria: Saúde
Mais um parto de risco realizado na rodovia, com segurança, graças a eficiência dos profissionais da Saúde que acompanhavam a paciente no deslocamento para Campo Grande.
O fato ocorreu na tarde de quinta-feira, 02 de fevereiro, quando a equipe médica do Hospital Regional Estácio Muniz realizou mais um parto dentro da viatura ambulância UTI Móvel, na rodovia, em deslocamento para Campo Grande.
A gestante Denise Farias, chegou a Unidade Hospitalar sentindo dores e evoluindo para parto prematuro, como ela ainda estava com 35 semanas, de imediato, o médico obstetra plantonista da nossa Maternidade Padre Thiago Palmeira solicitou transferência via central de regulação, para Hospital de referência em Campo Grande, onde tivesse suporte em UTI Neonatal para o recém-nascido, caso fosse necessário.
A gestante acompanhada pela enfermeira obstetra Andressa Nonato e pelo médico Eliseu Caldas, foi transportada vaga zero; em UTI Móvel com todo suporte para urgência e emergência, tendo como condutor o motorista Edson.
Na BR 262, próximo ao Posto Correntes (Redondo), a mãe começou a passar mal e entrou em trabalho de parto, algo complexo, já que se tratava de um parto prematuro.
Então a enfermeira e o médico realizaram um parto normal e um lindo menino veio ao mundo!
Porém, como se tratava de um parto de risco, o bebê nasceu pálido, cianótico e com respiração irregular. A equipe então iniciou uma manobra de emergência, onde o recém-nascido foi aquecido e foi feita ventilação com pressão positiva (VPP), melhorando os parâmetros.
O condutor prosseguiu viagem com toda sua experiência, só que desta vez com mais um integrante a bordo!
A enfermeira obstetra Andressa, mesmo com toda sua experiência, já que esteve à frente da maternidade da Unidade Hospitalar, disse ao Portal de Aquidauana que ficou extremamente emocionada em conseguir conduzir a situação junto com o médico Dr. Eliseu e entregar mãe e filho estabilizados no Hospital Universitário.
A irmã da paciente que estava com a equipe pode ver seu sobrinho vindo ao mundo pelas mãos dos profissionais.
Por mais experiência que a equipe tenha, é sempre uma experiência única, em uma hora tão delicada e importante como essa, seja para mãe, quanto para seus familiares, já que a hora do parto é um momento que gera grande expectativa.
› FONTE: Com informações e foto Assessoria Hospital de Aquidauana