Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeito de Aquidauana vai a Brasilia em busca de solução para crise em hospital

Publicado em 15/05/2019 Editoria: Saúde


O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro está em Brasilia em busca de recursos para a área da saúde em Aquidauana em virtude da crise financeira no Hospital REgional Estácio Muniz que atende a micro região, envolvendo em torno 100 mil habitantes de seis municipios. "A situação da Saúde em Aquidauana e as condições financeiras do Hospital Regional Estácio Muniz nos levou a cumprir uma agenda emergencial na manhã de hoje (quarta-feira) em Brasilia com o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta", escreveu Odilon Ribeiro em sua página em rede social.
 
Segundo informações do prefeito Odilon Ribeiro, o deputado federal Beto Pereira que cumpriu agenda na sexta-feira em Aquidauana agiu rápido após tomar conhecimento da situação no Hospital da Cidade e viabilizou uma audiência oficial com o Ministro da Saúde Henrique Mandetta, que por ser de Mato Grosso do Sul conhece de perto a realidade da saúde nos municipios do Estado.
 
A crise financeira vivenciada na unidade de saúde que mantém um Pronto Socorro 24 horas ocorre por conta da alta demanda de pacientes de Aquidauana e região e a escassez de recursos, o que levou o estabelecimento de saúde a restringir o atendimento ambulatorial, dando prioridade ao Pronto Socorro.
 
O Hospital de Aquidauana está sob intervenção do municipio de Aquidauana por conta de uma decisão judicial e presta relevantes serviços a comunidade, disponibilizando além do Pronto Socorro, Setor de Maternidade, UTI, Pediatria, Ortopedia, Raio X, Tomografia Computadorizada e Centro de Diagnóstico Renal - Núcleo de Hemodiálise. 
 
Para que esta estrutura continue a disposição da comunidade se faz necessário aporte financeiro e a reavaliação da pactuação com os demais municipios da região. O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta se mostrou sensivel aos problemas e em breve deve ser confirmada o atendimento dos pleitos encaminhados pelo deputado federal Beto Pereira e pelo prefeito da cidade Odilon Ribeiro (PSDB).
 
A atual Secretária de Saúde de Aquidauana Ana Lucia Guimarães Alves Corrêa que já foi gestora do Hospital na gestão anterior acompanhou a audiência com o Ministro Mandetta.