Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SAMU 192 de Aquidauana recebe investimentos em equipamentos

Publicado em 23/02/2023 Editoria: Saúde


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Aquidauana passa a contar com novos equipamentos para o socorro prestado a população de Aquidauana e região.
 
As duas viaturas operacionais estão equipadas com Desfibriladores Externo Automático – DEA, e, também, oxímetros de pulso, que é um equipamento que fornece dados precisos e confiáveis de saturação de oxigênio (%SpO2), frequência cardíaca (batimentos por minuto) e força de pulso, com recursos avançados de alarme, memória interna e gerenciamento de paciente.
 
Os novos equipamentos para o SAMU foram viabilizados pela Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, com o objetivo de garantir que a equipe do SAMU possa dar a melhor resposta no atendimento à população.
 
Conforme explicou o coordenador do SAMU, Héverton Bastos, são dois oxímetros de pulso, com tela colorida de alta resolução, ondas pletismográficas, compacto, leve e fácil operação, comunicação com PC e alarmes audiovisuais. Estes dois aparelhos substituem os antigos, que já não oferecem tanta tecnologia.
 
“O novo desfibrilador externo automático (DEA) é um equipamento importante, que permite, inclusive, fazer uma série de acompanhamentos. Além da reanimação cardiopulmonar e desferir o choque, ele indica a qualidade das compressões cardíacas e das ventilações. São equipamentos fundamentais para melhor socorro e atendimento aos pacientes, é essencial no nosso trabalho do SAMU”, explica o coordenador, Héverton Bastos.
 
A secretária municipal de Saúde e Saneamento, Patrícia Patussi Nascimento Panachuki frisou a importância de equipar o SAMU para garantir mais celeridade e condições melhores de pronto atendimento nas ocorrências.
 
“A chegada desses aparelhos significa um salto de qualidade nos atendimentos do SAMU. Além de aumentar as chances de sobrevida de uma vítima, esses aparelhos podem ser usados tanto em adultos quanto em crianças. É um investimento prioritário para o SAMU”, explica a secretária de Saúde, Patrícia Panachuki.
 


› FONTE: Agecom