CREAS e SAÚDE orientaram foliões sobre violência sexual em Aquidauana
Publicado em 27/02/2023
Editoria: Saúde
Durante o 9º Pirafolia, realizado no distrito de Piraputanga, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, a equipe do CREAS da Secretaria de Assistência Social, junto com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana esteveram realizando um trabalho de divulgação da campanha de combate a violência sexual de crianças e adolescentes e de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
A Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCCA) é um fenômeno de alta complexidade, que envolve questões de raça, gênero e classe social e que, neste período carnavalesco, tem um aumento considerado.
Nesse período, as equipes de saúde também aproveitam para alertar os foliões sobre os cuidados com as DSTs e, claro, a importância do uso de preservativos. Inclusive, durante as noites do Pirafolia, a SESAU esteve distribuindo gratuitamente preservativos femininos e masculinos no evento.
"Carnaval é festa, é alegria, mas, também, é cuidado e prevenção. Por isso, aqui estamos, Saúde e Assistência juntas para alertar os foliões sobre as formas de prevenção de doenças", explicou a secretária Patrícia Panachuki.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da equipe do CREAS, sob a coordenação da assistente social Elieli Maidana Coelho, esteve distribuindo flyers informativos e orientativos, alertando aos foliões sobre as formas de combater e denunciar os casos de violência.
A SAS realizou essa abordagem durante o carnaval como forma de trabalhar medidas imediatas e eficazes de prevenção dos vários tipos de abuso e violência sexual infanto-juvenil e, ainda, contra as mulheres.
“Fomos ao encontro da população para prevenir e, em caso do assédio sexual, a vítima saber a quem recorrer, como buscar ajuda e, principalmente, como denunciar”, completou Elieli.
› FONTE: Agecom