Saúde de Aquidauana realiza audiência pública para prestação de contas
Publicado em 10/03/2023
Editoria: Saúde
A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) e, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou a audiência pública para prestação de contas das ações, trabalhos, investimentos e serviços públicos da saúde municipal, referentes ao 3º quadrimestre de 2022.
Na audiência pública, promovida hoje, 09 de março, na Câmara Municipal, participaram os membros do Conselho Municipal de Saúde, ouvidoria do SUS, profissionais da SESAU e os vereadores Nilson Pontim (MDB) presidente da Câmara Municipal, Wezer Lucarelli (líder do prefeito na câmara) e o vereador Francisco Tavares (PT), a secretária municipal de Saúde e Saneamento - Patrícia Panachuki, além de cidadãos e técnicos da SESAU.
Durante a audiência, dúvidas foram esclarecidas e foram apresentados em detalhes os valores, relatórios, estatísticas e dados comprovando os investimentos e despesas da Administração Municipal, na área de saúde pública.
A apresentação dos trabalhos foi feita pela coordenadora municipal de planejamento em saúde, Clery Arcas Leme, que discorreu sobre todo o planejamento de gestão no setor e, também, tirou dúvidas e respondeu aos questionamentos do público.
Já o relatório financeiro, foi apresentado pelo contador do município, Alair Souza Penha, que também falou sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS).
A SESAU realiza as audiências públicas em todos os quadrimestres, como forma de promover a publicidade e transparência dos atos administrativos na saúde, além de possibilitar que a população tome conhecimento e possam exercer o controle social.
Para tornar público o resultado da Audiência Pública, a prestação de contas detalhada fica disponível no site: www.aquidauana.ms.gov.br, basta acessar e clicar no ícone “Planejamento da Saúde”.
A audiência pública para prestação de contas da Secretaria de Saúde de Aquidauana também atende ao Artigo 36 da Lei Complementar n° 141/2012, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados, anualmente, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.
› FONTE: Agecom