Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Com apoio da prefeitura, comunidade da Lagoinha cria Horta na Aldeia

Publicado em 16/03/2023 Editoria: Cidade


A comunidade indígena da Aldeia Lagoinha, na região do distrito de Taunay, está comemorando o sucesso do projeto “Horta na Aldeia”, elaborado pelo cacique Levi Vicente em conjunto com a liderança.
 
Para colocar em prática o projeto, a liderança buscou o apoio da UFMS, Agraer e da Prefeitura de Aquidauana. A Secretaria de Produção de Aquidauana designou o maquinário para dar suporte na implantação dos canteiros e tem acompanhado a execução do projeto.
 
Para viabilizar a estrutura da horta, a liderança da aldeia conquistou uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Vander Loubet (PT), no valor de R$ 80 mil reais. Esse recurso, conforme informou o cacique Levi Vicente, que é responsável pelo projeto, é utilizado na aquisição de sementes, adubos, mudas, telas para sombrite e ferramentas e utensílios para a horta. “Com esse recurso também estamos adquirindo uma estufa para ser instalada na horta na escola”, completou o cacique.
 
O projeto está em plena execução na Escola Estadual Reginaldo Miguel Hoyenó’o, na Aldeia Lagoinha. Com apoio de moradores da aldeia, da liderança e professores, os alunos do Ensino Médio do Técnico em Agroecologia já estão trabalhando no plantio de hortaliças (alface, almeirão, couve e outras).
 
Na futura colheita, as hortaliças serão destinadas sendo: uma parte para a merenda das Escola Estadual Reginaldo Miguel e a Escola Municipal Marcolino Lili; e a outra para que a comunidade possa vender e ganhar uma renda extra.
 
“Só temos a agradecer os apoios que estamos recebendo na nossa horta, pra esse projeto sair do papel e poder beneficiar os alunos, as famílias, a nossa comunidade. Agradecemos ao prefeito Odilon e sua equipe pelo suporte e a parceria dos professores, alunos, liderança e do deputado Vander. Nossa aldeia está feliz com esse projeto que incentiva à alimentação saudável e ao uso correto da terra no plantio e colheita”, afirmou o cacique Levi.


› FONTE: AGECOM