Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Assembleia lamenta morte de Amarildo e relembra trajetória

Publicado em 17/03/2023 Editoria: Política


 
Parlamentar comprometido com temas sociais, Amarildo cumpria quinto mandato
 
 
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul divulgou há pouco nota lamentando a morte do deputado petista Amarildo Cruz, aos 60 anos, que morreu no início da tarde de hoje, após quadro infeccioso que progrediu de forma fulminante para falência de órgãos. A casa de leis relembrou a trajetória do parlamentar, que cumpria seu quinto mandato.
 
Amarildo é destacado como um deputado comprometido com causas sociais, questões ambientais, combate à desigualdade e ao racismo, além de militante pela democracia. A nota expressa a consternação dos demais parlamentares da Assembleia, composta por 22 deputados e duas deputadas. A suplente de Amarildo é também uma mulher, Gleice Jane.
 
Paulista de Presidente Epitácio, Amarildo veio para o estado para trabalhar no fisco estadual, aprovado em concurso já aos 18 anos. Ele ocupou cargos de confiança na pasta durante gestão petista e também foi dirigente do partido e do Sindicato dos Agentes Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul, atual Sindifiscal/MS.
 
Além de cargos no Fisco, ele presidiu a Agência Estadual de Habitação durante o Governo Zeca, saindo em 2006 para ingressar em seu primeiro mandato como deputado. Também comandou o Ibama.
 
Na Assembleia,  Amarildo atuou na CPI da Saúde, em 2013, que investigou destinação de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde); em 2016 sua participação em comissão que acompanhou a indenização a municípios  da divisa com São Paulo atingidos por barragem da Cesp. Após este mandato, Amarildo não alcançou a reeleição e retornou à pasta da Fazenda, onde atuou na implantação do Programa Nota Premiada MS.
 
Ele retornou à Casa em 2021, com o falecimento de Cabo Almi, vítima de Covid 19 e no início deste ano começava a cumprir o quinto mandato, reeleito com 17.249 votos. Ele era líder da bancada petista.
 
Conforme a nota, Amarildo sofreu hoje três paradas cardíacas, não tendo reagido às tentativas de reanimação. Amarildo deixa 3 filhos e companheira.
 
A Assembleia lembra o último discurso de Amarildo, em que falou sobre os efeitos das fake News e discursos de ódio e a necessidade de manter o ambiente de liberdade e tolerância. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS


› FONTE: Campo Grande News