Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

9ª Conferência Municipal de Saúde em Aquidauana elege propostas e delegados

Publicado em 17/03/2023 Editoria: Saúde


Durante todo o dia de ontem (16), foi realizada a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Aquidauana, na Câmara Municipal, promovida pela Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAU) e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana.
 
O tema trabalhado na Conferência de Saúde foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A Conferência Municipal de Saúde em Aquidauana teve o objetivo de ser um espaço aberto aos debates, sugestões, participação da sociedade em geral, especialmente, dos trabalhadores da saúde e da população, que puderam contribuir com ideias, projetos e sugestões para fortalecer as políticas públicas de saúde em Aquidauana.
 
A Conferência Nacional de Saúde acontece a cada 4 anos após a realização das Conferências municipais e estaduais, onde são apontados os rumos para o aperfeiçoamento do SUS.
 
Estiveram presentes na 9ª Conferência Municipal de Saúde, a secretária de Saúde e Saneamento – Patrícia Panachuki, o presidente do Conselho Municipal de Saúde – Cleoni Dolores, o presidente do Conselho Estadual de Saúde – Caio Leônidas, a diretora do Núcleo Regional de Saúde – Aline Cauneto, o diretor do Funrural – Eulálio Abel Barbosa, Joacir Gomes – representando o Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, a representante da Pestalozzi de Aquidauana – Fátima Midoguti Joia e, também, o coordenador de Saúde do Polo indígena, Ademir Chaves.
 
Participaram também da conferência os vereadores Nilson Pontim (presidente da Câmara de Aquidauana), Wezer Lucarelli (líder do prefeito na Câmara), Francisco Tavares, Clériton Alvarenga e Humberto Torres, o diretor-executivo do trânsito do Departamento Municipal de Trânsito de Aquidauana, Flávio Gomes da Silva Filho e Luzia Cunha (gabinete).
 
“Temos o objetivo de subsidiar as questões no campo da saúde. Foram realizadas reuniões em todas as ESFs, contando com a participação da comunidade e dos profissionais da saúde. Precisamos manter a sociedade organizada no debate sobre a qualificação dos processos de gestão de saúde”, explicou a secretária da SESAU, Patrícia Panachuki.
 
A conferência promoveu as reflexões, os desafios e as perspectivas acumuladas no ano de controle social. Cleoni Dolores destacou a importância das propostas: “Precisamos discutir uma saúde de qualidade para nossa região, para nossa população. Daqui, nós levaremos proposta para o Estado e para a Nacional, e essas propostas poderão virar lei. O SUS depende dessa participação popular”.
 
Já Caio Leônidas, presidente do Conselho Estadual de Saúde falou sobre a importância da participação da sociedade. “Estamos bem encaminhados com a nossa Conferência e podemos melhorar contando com a participação da sociedade debatendo ideia e políticas públicas para o SUS”, destacou Caio Leônidas.
 
A Conferência contou com a palestra “O SUS que temos. O SUS que queremos”, proferida por Éverton Villazante Constantino, apoiador do COSEMS-MS.
 
Os delegados eleitos foram: 1 – Gestão pública: Luiz Torres, Clery Arcas, Alessandra Damasceno e Joacir Gomes; 2 – Trabalhador em saúde: Andreia Caldas, Erika Martins, Magno Firmo e Thais Dias (indígena); 3 – Usuários: Pedro Lulu (indígena), Antenor (indígena), Dalila Alves, Ana Maria, Cleoni Dolores, Ivete Taveras, Valério Lemes e Ismael Rodrigues.
 
Vale destacar que, as propostas apresentadas e votadas pelos delegados participantes da 9ª Conferência Municipal de Saúde irão compor o caderno de propostas para a Etapa Estadual e, consequentemente, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.
 
Ao final do processo, as propostas e deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento do Governo Federal e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.


› FONTE: Agecom