Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Ex-cacique de aldeia de Aquidauana precisa de ajuda para tratamento renal

Publicado em 19/03/2023 Editoria: Saúde


O líder indígena Alcery Marques, residente na Aldeia Lagoinha da qual já foi cacique, está com os dois rins comprometidos e precisa de ajuda para garantir o tratamento que só pode ser realizado em Campo Grande.  

Através de sua rede social, Alcery Marques frisou que está afastado dos movimentos indígenas por estar com a saúde debilitada.

Alcery esclareceu que desde os 16 anos participa dos movimentos e durante esse período contribuiu em especial para o desenvolvimento da educação indígena e na defesa do território dos povos originários.

Durante a Pandemia da Covid-19 Alcery foi uma voz importante quando da proibição do acesso da equipe de Médicos Sem Fronteira para atender as comunidades indígenas aldeadas na região de Taunay, no município de Aquidauana. Na época, em agosto de 2020 Alcery Marques denunciou que os profissionais de saúde não podiam entrar nas aldeias porque o Distrito Sanitário Indígena (DSEI) não permitiu.

Depois de serem barrados pelo Secretário Nacional de Saúde Indígena, os Médicos Sem Fronteiras e a denúncia dos fatos por parte das lideranças indígena a equipe conseguiu então prestar ajuda comunitária aos índios que habitam as aldeias na Terra Indígena Ipegue em Aquidauana.)

Agora, debilitado pela doença, Alcery Marques é quem precisa de ajuda para viabilizar o tratamento médico, confiante de que vai conseguir. “Se Deus permitir vou recuperar minha saúde para continuar na luta pela minha comunidade, mas enquanto isso estou afastado. Peço aos que continuam no movimento, que levem a sério a luta e não usem o movimento para beneficiar a si próprio. A luta continua! Resistir para existir”, escreveu.

Familiares e amigos do indígena criaram uma vaquinha on-line para arrecadar fundos em pról de Alcery Marques, para que ele possa ser tratado em Campo Grande, por falta de vaga em nossa região.

Alcery Marques estava em sua aldeia (Lagoinha) no distrito de Taunay em Aquidauana sem condições financeiras para fazer exames em Campo Grande, ser submetido a diálise com urgência e comprar medicamentos considerados vitais para sua sobrevivência.

Com muito sacrifício e com apoio de alguns amigos, Alcery Marques está hoje em Campo Grande e amanhã segunda-feira (20) será avaliado em uma clínica renal. “Estou inchado, cansado e com tosse seca. Consegui realizar exames necessários para que o médico possa chegar a um diagnóstico e prescrever medicamentos e tratamento”, disse ele neste domingo (19) ao Portal de Aquidauana.

Se você quer ajudar Alcery Marques neste momento de extrema dificuldade, pode fazer através do site Vakinha Virtual - https://www.vakinha.com.br/1274050 ou pelo Pix 67 9 9861 9717 - Alcery Marques Gabriel. Sua doação será muito importante!