Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em cidades diferentes policiais salvam bebês vitimas de engasgamento

Publicado em 21/03/2023 Editoria: Saúde


O Delegado-adjunto da 6ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, Fabrício Dias dos Santos, salvou um bebê, vítima de engasgamento. O caso aconteceu no bairro Jardim Tijuca, na capital.

Segundo apurado, por volta das 12 horas, o delegado estava saindo da unidade policial para almoçar quando  avistou uma mulher descalça e fazendo uso apenas de uma toalha correndo pela Avenida Souto Maior, nas proximidades da delegacia.

Imaginando tratar-se de uma vítima de violência doméstica, o delegado seguiu em direção à referida mulher, tendo constatado que logo à frente estava uma segunda mulher, com um bebê no colo.

As duas mulheres pararam em frente ao prédio do Corpo de Bombeiros Militar, tendo o delegado estacionado o seu veículo na via pública, na contramão de direção, e se aproximado das mulheres, as quais, desesperadas, afirmaram que a criança estava morrendo, sem respirar.

O delegado verificou que o bebê estava com o corpo mole e com a coloração da pele alterada. Como bombeiros estavam em atendimento externo, o policial pegou a criança e de imediato realizou a denominada manobra de Heimlich.

O bebê foi apoiado em um dos antebraços de Santos, sendo posicionada de cabeça para baixo e em seu dorso foram realizadas compressões com a palma da mão. Prontamente a criança retomou a respiração e passou a chorar.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, via ligação para o número 193, sendo informado que uma viatura seria deslocada para atendimento da ocorrência.

Ao verificar que a criança ainda estava com o corpo mole o comunicante decidiu conduzi-la, juntamente com a genitora, ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Na unidade hospitalar a criança foi devidamente avaliada e permanece sob observação, aparentemente sem riscos. 

Policiais militares de Camapuã salvam bebê engasgado

Camapuã (MS) -  Por volta das 19 horas desta segunda-feira (20), a equipe de plantão estava em horário de almoço na unidade da Polícia Militar, quando ouviu gritos de socorro vindo do lado de fora do prédio.
 
De imediato os militares foram observar o que estava acontecendo, sendo possível visualizar os gritos da mãe pedindo socorro e o bebê nos braços do policial civil plantonista da Delegacia, que fica ao lado da Unidade da Policia Militar.  
 
A mãe em momento de desespero gritava: meu filho está morto? Por favor me ajudem, salvem meu bebê.
 
Neste momento um dos militares pegou a criança nos braços e começou a realizar a manobra de Heimlich. Após alguns segundos de massagem o bebê deu uma pequena tossida, dando indícios de estar sendo reanimado.
 
O comandante da equipe orientou a um dos militares a buscar a viatura, sendo o bebê levado às pressas ao Hospital Municipal.
 
Durante todo o percurso um dos militares continuou fazendo massagem de reanimação, instante que foi possível perceber algumas tossidas e sinais de choro.  Chegando ao hospital o bebê foi entregue aos plantonistas a fim de serem tomadas as providências cabíveis.
 
Após algumas horas o hospital entrou em contato com a Polícia Militar, sendo informados que o bebê estaria melhor, sem risco de morte e que provavelmente iria ter alta no mesmo dia.
 


› FONTE: MS