Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeitura qualifica produtores para trabalharem com psicultura

Publicado em 22/03/2023 Editoria: Cidade


A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Produção, em parceria com o SENAR-MS, Sindicato Rural de Aquidauana e Rancho Pirapora realizou no período de 15 a 17 de março, um curso gratuito de Implantação e Manejo Básico de Psicultura.

Participaram do curso vários produtores da região do distrito de Camisão, Colônia Buriti, Assentamentos Indaiás e das aldeias do Limão Verde e Córrego Seco.

As aulas teóricas foram realizadas na sede da Secretaria Municipal de Produção e as aulas práticas no Rancho Pirapora, ministradas pelo instrutor do SENAR-MS, o zootecnista André Nascimento, especialista em psicultura.

O objetivo do curso é qualificar os produtores interessados em trabalhar com o cultivo de peixes, podendo depois vender para a alimentação escolar. Inclusive, para que a prefeitura possa comprar os peixes, é requisito básico que o produtor tenha se qualificado tecnicamente para exercer a criação de peixes, ou seja, ter participado do curso.

De acordo com a secretária de Produção, Paula Polini, o prefeito Odilon Ribeiro ciente da necessidade e procura dos produtores para aprender sobre a psicultura, autorizou a parceria e realização do curso, principalmente, visando ter essa opção de produto para incrementar a merenda da Rede Municipal.

“Hoje recebemos uma grande demanda sobre a criação de peixes em Aquidauana. Em conversa com o prefeito Odilon, ele de pronto decidiu apoiar esta iniciativa para que possamos dar sustentação à cadeia produtiva do peixe, em nosso município”, afirmou a secretária Paula.

O produtor que queira atuar na área de psicultura pode procurar a Secretaria Municipal de Produção, com a comprovação de participação no curso de Implantação e Manejo sobre psicultura e solicitar o apoio da secretaria para a construção dos tanques.

A Prefeitura de Aquidauana gratuitamente entra com a mão de obra e maquinários para abertura dos tanques e a assistência técnica será feita pelo SENAR-MS.



› FONTE: AGECOM