Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

ESFs da Santa Terezinha realizam roda de conversa sobre violência sexual e testes rápidos

Publicado em 22/03/2023 Editoria: Saúde


Em alusão ao mês da mulher, a Secretária de Saúde e Saneamento Básico (SESAU), continua promovendo as rodas de conversas e palestras orientativas com as pacientes das ESFs.  Na manhã desta quarta-feira (22), foi realizado nas ESFs Cláudio Fernando Stella e José Vória, uma roda de conversa e palestra para todos os pacientes.

A assistente social Pamela Souza, da Equipe Multidisciplinar, abordou temas sobre a violência sexual, orientando que toda pessoa que sofreu violência sexual, independentemente de faixa etária e sexo, deve buscar ajuda e, principalmente, denunciar.

A assistente social também explicou como desenvolver ações em atenção primária, com ênfase na prevenção e cuidados com a saúde da vítima e, também, como elas devem proceder em casos de violência.

“Em casos de violência sexual, a vítima deve estar procurando a Unidade de Saúde mais próxima, logo após procurar a DAM, receberá ajuda jurídica e psicológica na rede de atendimento, que inclui a SESAU e o CRAM”, explicou a assistente social, Pamela Souza.

Na palestra também foi abordado sobre a importância das mulheres e homens, realizarem os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, destacando que quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido é o início do tratamento e a cura. Os testes rápidos são realizados gratuitamente em todas as ESFs de Aquidauana.



› FONTE: Agecom