Para impulsionar desenvolvimento de Miranda, Prefeitura adere ao Cidade Empreendedora
Publicado em 24/03/2023
Editoria: Cidade
Programa oferecido pelo Sebrae/MS começa a ser executado nesta segunda-feira (27) com a pesquisa socioeconômica
A Prefeitura Municipal de Miranda aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município na próxima semana com a realização da pesquisa socioeconômica.
Entre segunda-feira (27) e quarta-feira (29), agentes irão fazer um levantamento para identificar a opinião de quem mora no munícipio sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido posteriormente.
Segundo o prefeito de Miranda, Fábio Santos Florença, a adesão ao programa irá ajudar a melhorar vários setores da economia e impulsionar o desenvolvimento do município. “Desde o ano passado a gente já pensava em aderir ao Cidade Empreendedora e, agora, conseguimos realizar isso. Vemos que essa iniciativa traz muitas oportunidades, principalmente, para o comércio local, pequenos produtores e artesãos, então, as ações vêm ao encontro das necessidades da nossa população. Tenho certeza de que vai dar certo e esse ano será de muito resultado positivo para a nossa cidade”, destacou o líder do executivo.
Com contratação do Cidade Empreendedora, Miranda passa a integrar o ciclo 2023/2024 do programa e irá receber acompanhamento do Sebrae/MS até o próximo ano. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa transformar desemprego em empreendedorismo, alavancar a geração de renda e promover o desenvolvimento.
Dados da Receita Federal de 2023 apontam que em Miranda há cerca de 1.300 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), o que corresponde a 84% da densidade empresarial. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, as duas estratégias vêm para promover o desenvolvimento dos municípios. “O papel do Sebrae é apoiar o pequeno negócio e incluir ele no desenvolvimento como um todo. O Cidade Empreendedora trabalha justamente isso, ao dar suporte a esse pequeno empresário com atendimentos e capacitações e, além disso, também atua com o poder público para melhorar o ambiente de negócios desse município, facilitando o caminho para quem quer empreender. É assim que juntos fortalecemos o comércio local, gerando emprego e renda para a população, e promovendo o desenvolvimento da cidade”, enfatizou Mendonça.
São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, está a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
› FONTE: Assessoria