Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

ESFs de Aquidauana destacam a importância das mulheres na sociedade

Publicado em 31/03/2023 Editoria: Saúde


A Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, realizou o projeto “Mulher você é especial”, com o objetivo de destacar a importância do papel das mulheres na sociedade. O projeto também encerra o ciclo de atividades alusivas ao mês da mulher, promovidas pela SESAU.

Por meio do projeto “Mulher você é especial”, a SESAU busca mostrar a determinação, encorajamento, empoderamento e autoestima da mulher com objetivo de despertar a força interior, a valorização, o trabalho das mulheres e a capacidade que elas têm em transformar realidades.

Através do projeto, as ESF Elciria Rita Brandes Garcia, ESF Guanandy, ESF José Vória, ESF João André Madsem e ESF Cândido Pinheiro escolheram uma paciente para representar todas as mulheres atendidas na unidade, contando relatos de superação e de força da mulher aquidauanense.

Confira alguns desses relatos das nossas pacientes das ESFs de Aquidauana:

NOME COMPLETO: Maria Gomes Maia

PROFISSÃO: do lar

BREVE HISTÓRICO - Maria Gomes Maia, 78 anos, mãe de três filhos, viúva, residente em Aquidauana, na Vila São Francisco, perdeu a visão aos 37 anos por consequência de glaucoma. Mas, mesmo com a deficiência visual, Maria cuida da casa, como, por exemplo, limpar, cozinhar e lavar louças. Refere que adora cozinhar e mesmo com a baixa visão, não se machuca na cozinha. Ela destaca que é fundamental que todos percebam que os deficientes visuais podem realizar praticamente todas as atividades. Maria é uma das centenas de mulheres atendidas pela equipe da ESF Elcíria Rita Brades Garcia. 

NOME COMPLETO: Joice Fabiana Farias Corrêa

ENDEREÇO: Rua Cândido Mariano

PROFISSÃO: do lar

BREVE HISTÓRICO - Joice Fabiana,  35 anos, solteira, teve primeiro filho com 21 anos, foi uma gravidez tranquila, mas no parto com complicações. O primeiro filho, Marcos, após 5 meses de vida, iniciou acompanhamento com fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga, médicos.

Marcos é cadeirante e realiza acompanhamento, em Campo Grande, no CER/APAE, para aplicar botox e é aluno da Escola Especializada Mundo Feliz (Pestalozzi) e paciente da Clínica Helena Antipoff. A mãe Joice, destaca que Marcos veio com um propósito para ela, de cuidar, amar e zelar pela vida dele. Desde que ele nasceu, ela se esforça ao máximo para criá-lo e dar uma vida tranquila.

Joice terminou o ensino médio, cursou Normal Médio e, só conseguiu estudar, por que teve o auxílio da mãe, que cuidava do Marcos Vinícius enquanto ela estudava. Após 11 anos do nascimento do Marcos, ela teve segundo filho. Ela conta que “quando descobriu veio todo o medo de acontecer como na primeira gestação”. Desde a primeira consulta médica, Joice teve encorajamento da equipe médica. Joice é uma das é uma das centenas de mulheres atendidas pela equipe da ESF Guanandy e seus filhos também recebem esse suporte. 

“Hoje, somos três (eu, Marcos Vinícius e Philipe). Sou muito feliz pelos filhos que tenho, pois cada um me ensina um jeito novo de viver e de lutar por eles. Nunca vou desistir de dar o meu melhor para eles”, afirma Joice.



› FONTE: AGECOM