Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Após plano de ataque, servidores federais cobram ações contra violência no IFMS

Publicado em 06/04/2023 Editoria: Região


Diante dos recentes casos de violência nas dependências das unidades do IFMS (Instituição Federal de Mato Grosso do Sul), o Sinasefe-MS (Sindicato Nacional dos Serviços Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológico de MS) emitiu um pedido de providências para evitar e sanar o crescimento de violência na comunidade acadêmica.
 
O sindicato cita os recentes episódios registrados em diferentes campi, como o caso de racismo em Nova Andradina, neonazismo em Campo Grande, e a situação em que um professor disse ir trabalhar armado, além de demostrar xenofobia contra o povo nordestino. A solicitação reforça que os episódios refletem na necessidade de efetivas ações de combate antes da situação chegar ao extremo.
 
"O SINASEFE solicita que o IFMS apresente um relatório detalhado sobre as medidas de segurança adotadas em todos os campi da instituição, bem como sobre ações preventivas para evitar que episódios ocorram novamente. Caso não haja a implementação de um plano de segurança em andamento, sugerimos que o mesmo seja criado com a participação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas, além dos setores de inteligência das polícias militar e civil, e do Ministério Público".
 
 
Por fim, a solicitação destaca que a segurança é um direito fundamental dos servidores, estudantes e de toda comunidade do IFMS. “A garantia desse direito é uma responsabilidade conjunta do sindicato, que zela pelos direitos e anseios da categoria, e da gestão do IFMS, que deve manter condições dignas e mentalmente saudáveis de trabalho aos seus servidores, estudantes e colaboradores”, pontua.
 
Ataque frustrado
Nesta semana, três adolescentes, entre 16 e 17 anos, foram apreendidos durante uma operação policial na residência de alunos do IFMS de Coxim, a 260 km da Capital. Os alunos estariam planejando atacar a instituição na quinta-feira (6), mas o plano foi frustrado depois que a polícia realizou mandados de busca e apreensão na casa dos adolescentes. Eles planejaram o ataque por meio de um grupo de WhatsApp, onde havia ainda a foto de duas armas e uma adaga.
 
A maioria das mensagens nos celulares dos adolescentes comprova que os alvos eram pessoas da comunidade LGBTQIAP+. Um dos adolescentes foi apreendido dentro do IFMS e os outros dois em duas residências. Eles foram ouvidos na delegacia e liberados, além de serem afastados do instituto por, inicialmente, 15 dias. O afastamento pode ser prorrogado conforme o andamento das investigações.
 
 
Confira abaixo a nota na íntegra do IFMS de Coxim sobre o caso:
 
"O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) vem a público prestar esclarecimentos sobre o Boletim de Ocorrência (BO) registrado na Polícia Civil em virtude de uma suposta ameaça compartilhada por estudantes do Campus Coxim em um grupo de WhatsApp, com cunho de violência à vida de pessoas da comunidade acadêmica da instituição. A primeira medida adotada pelo campus foi o afastamento preventivo de tais estudantes da rotina escolar, que passaram a cumprir atividades letivas em Regime de Exercício Domiciliar, sendo os pais e/ou responsáveis previamente informados. A próxima ação institucional será a instauração de Comissão Disciplinar Discente, concomitantemente à investigação que já está sendo realizada no âmbito da Polícia Civil. O IFMS esclarece ainda que solicitou à Polícia Militar que realizasse rondas na região onde está localizado o Campus Coxim nos dias 5 e 6 de abril, como medida preventiva e para assegurar a segurança de todos que estudam, trabalham ou visitam o local. Por tratar-se de uma instituição pública federal, a medida foi informada à Polícia Federal. Sobre o funcionamento do campus, informamos que o prédio estará fechado a partir da próxima sexta-feira,7 (feriado da Paixão de Cristo), retornando às atividades letivas e administrativas na quarta-feira, 12, conforme estabelecido no Calendário Acadêmico 2023, devido ao feriado de aniversário do município de Coxim. Por fim, o IFMS reforça ser uma instituição pública que tem a missão de promover a educação de excelência, prezando pela segurança e o bem-estar de seus estudantes e servidores, e repudia qualquer ato de violência ou ameaça à vida de todo e qualquer cidadão."


› FONTE: Midiamax