Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Dengue provoca mais quatro mortes em MS

Publicado em 06/04/2023 Editoria: Saúde


Boletim confirmou, inclusive, morte de criança de 3 anos; óbito já havia sido divulgado
 
 
Pacientes na frente de unidade de saúde na Capital; postos têm tido aumento de indivíduos com sintomas de dengue. (Foto: Marcos Maluf)
Mato Grosso do Sul tem enfrentado epidemia de dengue, conforme autoridades de saúde, e de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Estado registrou quatro novas mortes pela doença em território estadual.
 
 
A primeira é uma menina de 3 anos de idade, moradora de Campo Grande, que apresentou os sintomas da doença em 21 de março, foi hospitalizada em 29 de março e morreu em 31 de março. Sua morte já havia sido divulgada pelo secretário municipal de Saúde, Sandro Benites.
 
A segunda paciente é uma mulher de 80 anos de idade, residente em Três Lagoas, que foi diagnosticada com dengue em 23 de março e internada no dia seguinte. Ela tinha histórico de HAS (hipertensão arterial sistêmica).
 
O terceiro paciente é um homem de 36 anos de idade, morador de Laguna Carapã, que foi diagnosticado com dengue em 17 de março, hospitalizado no dia 21 e morto 10 dias depois.
 
A quarta paciente é uma mulher de 82 anos de idade, moradora de Três Lagoas, que apresentou os sintomas da doença em 24 de março, foi hospitalizada três dias depois e morta no dia 30. Ela também tinha histórico de HAS.
 
No total, já foram confirmados 10.987 casos de dengue em 2023 e o número de óbitos chega a 12, até o momento, número que equivale a metade do que foi registrado em todo ano passado (24).
 
Além disso, há ainda seis mortes em investigação, o que pode elevar ainda mais esse número.
 
Boletim epidemiológico - As cidades mais afetadas pela epidemia, proporcionalmente, são Antônio João (4.745 casos por 100 mil habitantes ), Batayporã (4.238,3), Bodoquena (4.223), Alcinópolis (4.079) e Jaraguari (3.276).
 
 
Outras cidades têm números expressivos, como Corumbá (2.684,3) e Três Lagoas (2.311), enquanto Campo Grande (340,8) e Dourados (212) têm índices menores.
 
A SES alerta para a importância de medidas de prevenção, como o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A dengue é uma doença grave, que pode levar à morte se não for tratada adequadamente. Entre os principais sintomas estão febre alta, dores musculares, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.
 
É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais da doença e busquem atendimento médico imediatamente em caso de suspeita. 


› FONTE: Campo Grande News