A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou ontem à noite (11), no auditório da SEMED, um encontro com os coordenadores pedagógicos, professores e profissionais de apoio, professores das salas de recursos e itinerantes da Rede Municipal de Educação (REME).
A pauta principal da formação continuada foi a Educação Especial Inclusiva, com a temática “A Educação é um Direito de Todos”. A formação tem por finalidade dialogar e debater com os participantes a importância da Educação Especial Inclusiva no contexto escolar.
Na formação também foi abordado o Plano Educacional Individualizado (PEI), que serve para orientar aos profissionais da educação sobre a elaboração de documentos a partir da necessidade educacional especifica do educando.
As responsáveis pelas palestras na formação foram as professoras especialistas em Educação Especial Inclusiva, Thaila Maria Coelho Genova e Lourdes Casanova de Almeida, do Núcleo Pedagógico da SEMED de Aquidauana.
Atualmente, a Rede Municipal de Educação possui 103 alunos na Educação Especial Inclusiva e para melhorar os atendimentos a esses alunos, a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Educação contratou somente este ano, 45 profissionais qualificados para o atendimento educacional especializado (AEE).
No plano de gestão para a educação especial inclusiva, implementado na gestão prefeito Odilon Ribeiro, o trabalho pedagógico nas unidades escolares da Rede Municipal com os profissionais de AEE visa promover aos alunos com deficiência, a participação plena e efetiva em igualdade de condições com os demais alunos e, consequentemente, colaborando para o convívio social.
Na Rede Municipal de Ensino de Aquidauana, recebem atendimento educacional especializados os alunos com deficiência de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial disfunção parcial ou total de alguns dos cinco sentidos (audição, paladar, visão, olfato e tato).
› FONTE: Agecom