O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPs II) promoveu uma roda musical com o artista aquidauanense Samuel Sório, que trouxe um repertório desde o MPB, rock, sertanejo ao samba.
Através da sua versatilidade e carisma, Samuel Sório fez das canções e do momento ali de apresentação, uma ferramenta de cuidado com a saúde mental. A música se torna uma peça-chave, pois ajuda a “dar voz ao que as palavras, por si só, não conseguem expressar".
Segundo explicou a coordenadora do Caps II, a psicóloga Suélen Arguelo, quando os pacientes vivenciam o contexto musical, nota-se a mistura de emoções que são expressas até no “mínimo” movimento.
"De maneira geral, a música é um instrumento de cuidado na saúde mental, pois age como facilitadora da comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização, entre outros. No âmbito da saúde mental, sua função é ajudar os pacientes a encontrar sua identidade sonora, gerando vínculo, diálogo e liberação das tensões emocionais. Ou seja, por meio dela, eles conseguem expressar quem são, o que pensam e por qual problema estão passando", explicou Suélen.
Em Aquidauana, o Caps II oferta atendimentos a pacientes que apresentam transtornos mentais graves e persistentes, maiores de 18 anos e apoia famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.
A equipe interdisciplinar é formada por médico psiquiatra, clínico geral, assistente social, terapeuta ocupacional, artesão, técnico de enfermagem, psicólogos, enfermeira, assim como, gerente de saúde, equipe de serviços gerais e agentes administrativos.
SERVIÇO – O Caps de Aquidauana está na Rua Giovanni Toscano de Brito, nº 2.367, Bairro Santa Terezinha (antigo CMEI Leonor Garcia).
› FONTE: Agecom