A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu ontem (13), uma reunião de trabalho com diretores das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil e representantes do Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Prefeitura e da Câmara (Simprecam), para definir as medidas pontuais para redobrar a segurança nas unidades escolares da Rede Municipal.
A segurança nas escolas tornou-se tema de ampla discussão, por conta da onda de violência e, também, de falsos ataques anunciados na internet, que vem ocorrendo em vários Estados do Brasil.
De acordo com a secretária de Educação, Wilsandra Béda, os diretores e professores foram orientados a fazer um trabalho de conscientização com os alunos sobre o perigo que é espalhar “fake news” e ajudar em trotes aplicados no ambiente escolar.
“Os nossos alunos precisam ser orientados e deixar claro para eles quais as consequências e a responsabilidade de cada pessoa em praticar esses trotes e ajudar a compartilhar fake news, pois eles podem responder por ato infracional e as policiais estão acompanhando isso de perto”, completou a secretária Wilsandra Béda.
Os professores também foram orientados a reforçar a comunicação com os pais ou responsáveis dos alunos para melhorar a segurança nas escolas.
De imediato, os CMEIS e Escolas Municipais já foram autorizados a redobrar a atenção e reforçar as medidas diárias: manter os portões fechados, entradas de pessoas estranhas ao ambiente escolar não serão permitidas e, também, as rondas policiais acontecerão com mais frequências nas escolas.
A Administração Municipal junto com a SEMED estarão fazendo um estudo técnico e financeiro para verificar a instalação de um sistema de vigilância por câmeras exclusivo nas escolas e CMEIS, para reforçar o monitoramento dentro das unidades escolares.
MEDIDAS ANUNCIADAS
A Prefeitura Municipal de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Educação e em conjunto com as Forças de Segurança Pública, visando adequar o ambiente escolar para maior segurança aos alunos e profissionais da educação e, também, dar tranquilidade às famílias, definiram em conjunto com os Gestores das Unidades Escolares as seguintes medidas de segurança:
1- A PM intensificará o policiamento ostensivo dentro das unidades escolares, fortalecendo o vínculo com a comunidade;
2- Realizar ações pela Paz nas instituições de Ensino através de oficinas, contação de histórias, palestras com a presença de autoridades da Segurança Pública e outros;
3- Entrar no recinto escolar somente pessoas autorizadas: pais, responsáveis ou prestadores de serviços;
4- As entradas e saídas na escola devem ser acompanhadas por um funcionário disponível
5- Manter o portão fechado e cadeado, restringindo o acesso de terceiros na Unidade Escolar;
6- Verificar a veracidade da informação, pois qualquer informação falsa pode ser considerada crime;
7- Implantar gradativamente o sistema de monitoramento de câmeras de segurança nas Unidades Escolares da área urbana;
8- Denunciar quaisquer fatos que possam colocar em risco a integridade da comunidade escolar e entrar em contato imediatamente com a Polícia Militar pelotelefone 190.
› FONTE: Agecom