Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Guarda é demitido após fazer festa em guarita e ser preso por dirigir bêbado

Publicado em 17/04/2023 Editoria: Região


Em junho de 2021, guarda usou guarita de terminal para receber amigos em festa regada a bebidas alcoólicas

 

Por incontinência pública e conduta escandalosa, Ezequiel Garcia Ribolis, 35 anos, que fez festa na guarita do terminal de ônibus onde prestava serviço e foi preso dirigindo bêbado, acabou demitido da GCM (Guarda Civil Metropolitana). A decisão foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta segunda-feira, 17 de abril.

A publicação traz informações de que Ezequiel Garcia violou os deveres como guarda, de "observar as normas legais e regulamentares; ter lealdade com as instituições públicas, em especial às do Município, e manter conduta compatível com a moralidade administrativa".

As violações do guarda, que chegaram ao conhecimento da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), começaram no dia 20 de junho de 2021. Na data, ele foi flagrado fazendo uma festa, com bebida alcoólica, dentro da guarita do Terminal Guaicurus.

Moradores da região acionaram a Guarda suspeitando que a guarita havia sido invadida, já que uma festa estava sendo realizada dentro do local. Ao chegarem no terminal, a equipe encontrou o colega reunido com alguns familiares, ingerindo álcool e ouvindo música. Dentro da geladeira, que fica na guarita, tinham garrafas de energético e uma vodka, além de latas de cerveja vazias e outras garrafas de vodka espalhadas pelo chão do local.

Após o episódio, a Sesdes instaurou procedimento administrativo disciplinar e Ezequiel foi afastado da função. Quatro meses depois, no dia 19 de outubro, foi flagrado dirigindo bêbado dentro do Terminal Aero Rancho e xingou colegas que faziam a abordagem. 

Conforme as informações registradas em boletim de ocorrência, ele fugiu, dando início a uma perseguição pelas ruas da região. O guarda acabou abordado e foi necessário um tiro de borracha para contê-lo. Ele se recusou a fazer ao teste do bafômetro, mas termo de constatação de embriaguez foi confeccionado pela equipe que o abordou "devido aos sinais visíveis de embriaguez".

Demissões - Somente nesta segunda-feira, 17, a Sesdes publicou no Diogrande a demissão de outros dois guardas. Um deles, Emerson Teixeira Barbosa, de 48 anos, que matou o morador de rua Cauby de Freitas Novaes, 56 anos, após agredi-lo com um soco na semana passada. A outra demissão foi por abandono do cargo.



› FONTE: Campo Grande News