Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Indígena assume a coordenação do Distrito Sanitário Especial em MS

Publicado em 17/04/2023 Editoria: Saúde


Órgão que estava sem comando desde janeiro será coordenado pelo indígena Arildo Alves Alcântara

Desde janeiro sem comando, o Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) ganhou um novo coordenador nesta segunda-feira (17). O indígena Arildo Alves Alcântara assumiu a coordenação da mais importante pasta voltada à saúde indígena do Estado.

O órgão tem como função organizar a rede de atenção básica dentro das áreas indígenas de forma integrada com o SUS (Sistema Único de Saúde). Lideranças de indígenas de diversas regiões do Estado marcaram presença na cerimônia de posse em apoio ao nome escolhido pelo Governo Federal.

Ao pisar no prédio da coordenação, o indígena agradeceu o apoio de todos e garantiu que irá desempenhar uma gestão integrada com a sociedade ocidental, sem deixar de lado as origens e cultura dos povos originários.

“Um dia disse que ia entrar aqui, pra quem me ouviu aqui estou, com a graça e proteção de deus e a força dos meus guerreiros. As portas estão abertas para quem quiser colaborar e levar a saúde para o povo indígena, farei o impossível para que isso aconteça, trabalhando com todas as forças para se adaptar ao mundo ocidental sem deixar nossas origens”, enfatizou o novo coordenador, que já desempenhou a função de chefe do polo base da saúde indígena de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.


A atenção à saúde dos povos indígenas deve ser diferenciada, conforme o estabelecido pela legislação que criou o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena de 1999 e a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas de 2002. Com as diretrizes, é necessária a criação de mecanismos de atenção à saúde para os povos indígenas. A coordenação está sob gestão do Ministério da Saúde, conforme estabelece a legislação, e se organiza a partir das áreas indígenas.

A estrutura de atendimento no Dsei-MS conta com postos de saúde, com os Polos-base e as Casais (Casas de Saúde Indígena). Em Mato Grosso do Sul, são 14 Polos-base: Amambai; Antônio João; Aquidauana; Bodoquena; Bonito; Cassilândia; Caarapó; Corumbá; Dourados; Japorã; Miranda; Paranhos; Sidrolândia e Tacuru. As Casais estão em Amambai; Campo Grande e Dourados.

 



› FONTE: Campo Grande News