Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Apenas 5% da população se imunizou contra Gripe e Covid-19 em Aquidauana

Publicado em 18/04/2023 Editoria: Saúde


A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento Básico (SESAU) realizou no último sábado (15), um mutirão de vacinação contra gripe e Covid-19, na Estação Ferroviária de Aquidauana.
 
A movimentação foi intensa, bastante cidadãos compareceram para tomar as vacinas e ficarem prevenidos. Para o mutirão do “Dia D” foram disponibilizadas três equipes para vacinação de todos os grupos prioritários. De acordo com a coordenadora Municipal do Núcleo de Vigilância em Saúde, Camila Mayer, foram aplicadas 386 doses durante o mutirão de vacinação.
 
Porém, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana chama a atenção de toda a população para o alerta na prevenção, pois a meta de cidadãos para serem imunizados é de 30.048 pessoas e, até o momento, apenas 5% da população aquidauanense foi se vacinar contra a Covid-19 e Influenza nesses quatro primeiros meses de 2023.
 
O mutirão de vacinação na Estação Ferroviária, as visitas nas escolas para vacinar os alunos e os atendimentos diários de vacina nas ESFs são alternativas que a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana realizam para facilitar o acesso da população aos imunizantes, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal do município. Importante: para aqueles que não se vacinaram e estão dentro dos grupos prioritários, podem estar procurando a ESF mais próxima para estar colocando a vacinação em dia.   
 
GRUPOS PRIORITÁRIOS Devem procurar as unidades de saúde para se imunizar:
 
VACINA CONTRA A GRIPE INFLUENZA: - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); - Trabalhador de saúde públicos, privados nos diferentes níveis de complexidade; - Gestantes e puérperas; - Professores do ensino básico e superior (com documento que comprove sua vinculação ativa como professor); - Povos indígenas; - Idosos com 60 anos ou mais; - Profissionais das forças de segurança e salvamento (com documento que comprove sua vinculação ativa); - Profissionais das forças armadas (com documento que comprove sua vinculação ativa); - Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; - Pessoas com deficiência permanente; - Caminhoneiros; - Trabalhadores do transporte coletivo e portuários; - População privada de liberdade e funcionários do sistema, bem como adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão em medidas socioeducativas.   
 
VACINA CONTRA A COVID-19 - Para crianças a partir de 6 meses de idade a 12 anos. - Para adolescentes, adultos e idosos de todas as idades   
 
Fonte: AGECOM Crédito das Fotos: Rafael Dias
 


› FONTE: Agecom