O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana, promove periodicamente oficinas de artesanato, como ferramentas valiosas de cuidado e reinserção social de pacientes de saúde mental. Através do trabalho e a expressão artística, é possível tornar o ambiente de tratamento em espaços de socialização e interação.
Em Aquidauana, o CAPS II oferta atendimentos à pacientes que apresentam transtornos mentais graves e persistentes, maiores de 18 anos e apoia famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.
Conforme destaca a coordenação do CAPS, entre os benefícios das oficinas de artesanato, os pacientes podem verbalizar suas vivências, a construção de vínculos, escuta ativa, inclusão e estimulam a produção da subjetividade, permitindo o resgate da autonomia, a criação de produtos artísticos ou artesanais, podendo resultar como fonte de trabalho e a geração de renda.
A equipe interdisciplinar do CAPS II de Aquidauana é formada por médico psiquiatra, clínico geral, assistente social, terapeuta ocupacional, artesão, técnico de enfermagem, psicólogos, enfermeira, assim como, gerente de saúde, equipe de serviços gerais e agentes administrativos.
SERVIÇO – O CAPS de Aquidauana está na Rua Giovanni Toscano de Brito, nº 2.367, Bairro Santa Terezinha (antigo CMEI Leonor Garcia).
› FONTE: Agecom