Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

1° Pantanaves com palestras e oficina de observação de aves acontece em Aquidauana

Publicado em 04/05/2023 Editoria: Cidade


O Instituto Morro Azul em parceria com a Prefeitura de Aquidauana realizou na última quarta-feira (03), o 1° Pantanaves - Caminhos das Aves na Estrada Parque de Piraputanga.
 
O 1° Pantanaves - Caminhos das Aves na Estrada Parque de Piraputanga tem como objetivo de promover a observação de aves como uma atividade de ecoturismo na região de Aquidauana, destacando a riqueza da avifauna local e sua importância para a conservação da biodiversidade.
 
O evento foi dividido em duas etapas: a primeira  aconteceu ontem (03), no auditório da UFMS no Campus II, e contou com as  palestras: "Meu Quintal", com Luíz Felipe Pereira Mendes, fotógrafo de natureza e especialista em avistamento de aves; a segunda palestra: “A importância de contemplar a natureza: da educação  ambiental  ao  ecoturismo”, com  o  biólogo  Fernando Ibanez  Martins, onde foi abordado sobre a educação ambiental - aprendizagem e reflexão, preservação da natureza, e sobre o Ecoturismo.
 
Pra finalizar as palestras, a pesquisadora associada ao Instituto Arara Azul, Greice da Silva, falou sobre as espécies de araras-azuis, sobre o monitoramento feito pelo Instituto Arara Azul, que é especialmente, voltado à conservação da Arara Azul Grande (Anodorhynchus hyacinthinus) no Pantanal, e da importância da preservação.
 
Logo após os participantes do WorkShop, tiveram uma atividade prática de avistamento de aves na Lagoa Comprida, em Aquidauana. Onde puderam contemplar a natureza e praticar a observação da fauna e flora.
 
O evento proporcionou uma experiência educativa e enriquecedora aos participantes, por meio de palestras e observação de aves em habitats naturais.
 
Além dos palestrantes, participaram do evento os alunos do Instituto Federal de MS/Campus de Aquidauana, professores, fotógrafos, servidores municipais, Edson Moroni - Biólogo e fundador da @passarinweb, no ato representando a FUNDTur, o assessor de assuntos institucionais da prefeitura - Alexandre Périco e população.
 
SEGUNDA ETAPA
 
Já a segunda etapa ocorrerá no dia 13 de maio de 2023, na Estrada Parque de Piraputanga, com a participação no Global Big Day, um evento mundial de observação de aves que visa contribuir com dados cientí&64257;cos sobre a distribuição e abundância das aves ao redor do mundo.
 
A participação no Global Big Day também fortalecerá a importância do evento, destacando a relevância da região de Aquidauana para a conservação da avifauna e para a pesquisa cientí&64257;ca sobre aves.
 
As inscrições serão feitas através de um formulário que estará disponível no site do Instituto Morro Azul (www.institutomorroazul.com.br) e no Instagram @institutomorroazul.
 
São parceiros do evento o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Aquidauana via Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente.
 


› FONTE: AGECOM