Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Maio Amarelo pede segurança no trânsito e valorização de agentes

Publicado em 12/05/2023 Editoria: Política


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) recebeu o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Sindetran-MS), Bruno Alves da Silva Nascimento, que usou a tribuna durante sessão plenária de ontem, quinta-feira (11), para falar sobre a conscientização da importância da segurança no trânsito.

“Estamos em comemoração ao Dia dos Agentes de Trânsito, que é dia 11 de maio, data de combate às mortes e lesões do trânsito. Conseguimos através da Fetran, um trabalho junto ao Congresso Federal por mais esse dia. Queremos um feriado? Não, mas sim uma data de conscientização e valorização da profissão, com campanha de prevenção dos acidentes. Em 2019 gastamos mais de R$ 50 bilhões no Brasil em decorrência de morte e lesão no trânsito e quem mais sofre é a população economicamente ativa, ali entre os 18 e 38 anos. E MS, como estado pujante, tende a sofrer com a baixa nessa população”, explicou Bruno Alves.

O sindicalista ainda desmistificou as atribuições dos agentes. “Quem somos nós? Somos servidores que tira sim de circulação aqueles carros que não tem o mínimo de segurança e que pode atropelar e matar um ente querido de qualquer um de nós. Precisamos implementar políticas permanentes e perenes. Não somos órgão meramente burocrático. Nos deparamos com CNHs falsas, veículos irregularidades, roubo de veículos. Queremos ainda mais o fortalecimento do órgão e da atividade, visto, por exemplo, que a Rota Bioceânica a ser implementada vai aumentar e muito o fluxo de condutores”, exemplificou Bruno, que entregou aos deputados pedido de apoio à uma PEC para disciplinar a segurancia viária no estado.

O deputado Junior Mochi (MDB) agradeceu a fala e concordou. “Quando nós tratamos dos problemas do trânsito estamos também lidando com os de Saúde. E assim, sobre dinheiro para outras áreas, geramos mais segurança, reduzimos os números de acidentes, resguardamos vidas. Agradeço e digo que ainda teremos uma audiência pública sobre o trânsito e vamos discutir a questão dos agentes de segurança viária”, finalizou.



› FONTE: AL MS