Renato Câmara destaca ações de apoio da Frente Parlamentar da Suinocultura
Publicado em 20/05/2023
Editoria: Política
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara (MDB) participou da abertura do V Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura do MS, realizado pela Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores), como parte da 57ª Exposição Agropecuária de Dourados, no Parque de Exposições “João Humberto de Carvalho”.
Criador e Coordenador da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Suinocultura no MS, o deputado citou que aceitou o desafio de atuar na busca de soluções, de garantir apoio à atividade e, principalmente, envidar esforços através de sua ação parlamentar na ALEMS, visando destravar questões que possam atrapalhar o desenvolvimento da suinocultura no Estado.
“Somos parceiros da Asuma, e através da Frente Parlamentar temos atendido pleitos da Associação para impulsionar a suinocultura. Fizemos gestões junto aos investimentos do Fundersul, lutamos por melhorias das estradas rurais, defendemos a isenção das taxas da energia fotovoltaica e, fomos a Brasília (DF), onde apresentamos questões de interesse da suinocultura do MS ao governo federal, dentre outras interlocuções”, destacou Renato Câmara.
Conhecedor das ações de incentivo à suinocultura, como o Programa Leitão Vida que tem 257 granjas, e dos 2,4 milhões de suínos abatidos dentro do Estado no ano passado, 2.197.17 animais estavam cadastrados no Programa, e mais recentemente, lembrando o apoio anunciado à uma unidade de produção de sêmen de suíno no município de Campo Grande, com investimento de R$ 50 milhões da Agroceres PIC e que terá capacidade de atender 120 mil matrizes suínas/ano, o deputado apontou que são ações que comprovam a parceria do Governo do Estado com a suinocultura.
“Mas, é importante este fórum porque permite o debate sobre as temáticas em torno do futuro da atividade e, sobretudo, oportuniza discutirmos os gargalos da produção. A suinocultura tem se destacado na economia do Estado e o nosso objetivo é de apoiar e impulsionar ainda mais esse setor que é tão relevante para o nosso MS”.
Renato Câmara parabenizou o presidente da Asumas, Milton Bigatão, pelo espaço democrático que reuniu os elos da cadeia suinícola do estado para compartilhamento de informações, discutir desafios, trocar experiências e atualização sobre a Suinocultura 5.0. - com uma visão do futuro.
“Reiteramos o nosso compromisso e da Frente Parlamentar da Suinocultura para que, juntos com ALEMS, Governo do Estado e entidades possamos construir o efetivo apoio e incentivo que a suinocultura precisa, dentro e fora das granjas”, afirmou Renato Câmara.
› FONTE: Assessoria