Prefeitura abre tanques e incentiva piscicultura nos assentamentos de Aquidauana
Publicado em 29/05/2023
Editoria: Infraestrutura
Já imaginou que Aquidauana pode se tornar um dos principais fornecedores de peixes da região? Essa é a grande expectativa da Administração Municipal e de dezenas de pequenos produtores que estão apostando na psicultura como fonte de renda e emprego no campo.
A partir desse mês de maio, a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção está iniciando a construção e abertura de tanques para psicultura nos Assentamentos Indaiás, em Aquidauana.
A Secretaria Municipal de Produção supervisiona todo o trabalho, entra com os maquinários, óleo diesel, operador e todas despesas que envolve a construção dos tanques para a criação de peixes.
Os primeiros produtores a receberem este benefício estão localizados no assentamento Indaiá IV e irão investir na criação de Pacu. A primeira produtora a ganhar a abertura do tanque para iniciar a psicultura é a senhora Isabel Ferreira Rici. Esta semana, já está em construção, o tanque na propriedade do casal de produtores, Mauricio Henrique dos Anjos e Cassiana Silva.
A secretaria de Produção Paula Polini esteve acompanhando de perto o trabalho da equipe na construção dos tanques e conversando com os produtores, que estão bastante entusiasmados.
“Esse projeto de incentivar a psicultura para fonte de renda é uma das políticas públicas de incremento e inovação da produção rural para os pequenos produtores, elencadas no plano gestor do prefeito Odilon Ribeiro. Fizemos todo levantamento técnico e com o aporte do maquinário que a prefeitura tem, organizamos um cronograma e começamos a atender com a abertura dos tanques. Na sequência, em parceria com o SENAR vamos oferecer gratuitamente toda a assistência técnica para os produtores iniciarem a criação de peixes”, detalhou a secretária Paula Polini.
De acordo com o prefeito Odilon Ribeiro, a criação de peixes desenvolvida nas pequenas propriedades é uma atividade complementar à agricultura familiar, que contribui com o aumento da renda das famílias.
“A prefeitura está construindo os tanques sem nenhum custo para o produtor e com o aumento da procura e o interesse por parte deles, em breve, os produtores estarão comercializando no comércio local e, nós, poderemos comprar para inserir os peixes na merenda dos nossos alunos da Rede Municipal”, concluiu o prefeito Odilon.
Vale destacar que, essa política pública de incentivo à piscicultura em Aquidauana, por parte da prefeitura está acontecendo de forma ambientalmente correta e, também, economicamente viável para as famílias que manifestaram interesse no projeto.
A Prefeitura de Aquidauana, desde o ano passado, vem qualificando os produtores rurais interessados em trabalhar com o cultivo de peixes no município. Recentemente a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou um curso gratuito de Implantação e Manejo Básico de Psicultura, requisito básico para que o produtor possa produzir peixes em suas áreas.
Conforme informou a secretaria, os tanques serão construídos obedecendo uma ordem de cadastro feita pelos produtores diretamente na Secretaria Municipal de Produção. O produtor precisa fazer o curso de qualificação para manejo de peixes, oferecido pelo SENAR.
Paralelamente a construção dos tanques também está sendo feitos açudes para armazenamento de água para o produtor que exerce a criação de gado.
SERVIÇO - Para mais informações ou solicitar o serviço de apoio a psicultura, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Produção, sito a Rua Giovane Toscano de Brito nº 2765, Bairro Santa Terezinha, telefones 3241-5874 ou WhatsApp 99169-0195; atendimento de 2ª a 6ª feira, das 7h às 13h.
› FONTE: Agecom