Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Vereador Sargento Cruz homenageia policiais militares do DOF de MS

Publicado em 31/05/2023 Editoria: Política


Na Sessão Legislativa realizada na noite de ontem, terça-feira (30) no Plenário Estevão Alves Corrêa o vereador Gilberto Cruz (MDB) apresentou nos expressos termos do dispositivo no inciso VI, do § 1º, do art. 168, do Regimento Interno, Moção de Aplausos aos militares 2º Sargento PM Carlos Antônio da Silva, 2º Sargento PM Alcides Aguilhera Dantas, 2º Sargento PM Neder Willian Grance Blanco e 3º Sargento PM Bruno Maciel Pessoa da Silva do Quadro de Praças da Policia Militar, que prestam serviços junto ao DOF - Departamento de Operações de Fronteira de MS.

Em sua justificativa o vereador Sargento Cruz explicou que a Polícia Militar é uma Força Auxiliar que garante proteção importante a sociedade, dando exemplos de dignidade e cidadania, treinando homens para servirem com eficiência a população de MS desde a Capital até os mais longínquos municípios, principalmente os de fronteira.

Neste caso, o Departamento de Operações de Fronteira do Estado de Mato Grosso do Sul (DOF), é bem representado por seus oficiais e praças, como é o exemplo desta equipe que estava de serviço no dia 12 de agosto de 2021, que com atitude, iniciativa e principalmente com agilidade, salvaram um cidadão em um grave acidente, enaltecendo o valoroso nome desta instituição militar no lugar mais elevado em importância e confiabilidade.

Sargento Cruz narra que na data citada, policiais do DOF-MS nas imediações do Assentamento Itamarati, no município de Ponta Porã, fizeram um acompanhamento tático de uma caminhoneta Toyota/Hillux, cujo condutor dirigia em alta velocidade vindo a perder o controle e capotar o veículo as margens da rodovia.

A partir deste momento a equipe do DOF inicia uma ação para salvar o cidadão a todo custo, tentando retirar o condutor de dentro da caminhonete que havia tombado de lado (lado do motorista contra o solo) e que o motorista parecia estar desacordado com a carga pressionando o mesmo contra a porta do lado esquerdo. “Era uma situação crítica e durante a ação de socorro constatou-se fumaça no veículo, o que poderia causar uma explosão a qualquer momento, com risco de morte para a vítima e ao mesmo tempo colocando em risco a vida dos policiais durante esta ação de socorro”, frisou o vereador Sargento Cruz.

A equipe comandada pelo 2º Sargento Silva, com grande agilidade e principalmente com determinação em salvar a vítima, lograram êxito e foi possível resgatar o condutor a tempo e prestar os devidos socorros.  “Parabenizo a equipe do DOF por esse Ato de Bravura, que graças a eficiência e desprendimento de todos na ação, mesmo com risco de morte, a vítima pode ser resgatada com vida”, enfatizou o Sargento Cruz.

Por ser de inteira justiça, esta Câmara Municipal, através deste ato legislativo, reconheceu e aprovou com louvor a homenagem aos policiais 2º Sargento PM Carlos Antônio da Silva, 2º Sargento PM Alcides Aguilhera Dantas, 2º Sargento PM Neder Willian Grance Blanco e 3º Sargento PM Bruno Maciel Pessoa da Silva, que estava de serviço no dia do ocorrido. “Aos militares que estavam no cumprimento do seu dever atuando com extrema seriedade e responsabilidade, desejamos sucesso e vida longa junto a instituição e que sirva de exemplo a seus pares e subordinados”.

Após aprovada, a Moção de Aplauso, de autoria do vereador Sargento Cruz (MDB) foi entregue aos homenageados no Plenário Estevão Alves Corrêa da Câmara Municipal de Aquidauana.

 



› FONTE: Ascom CMA