Acusado de forjar documento para golpe no INSS é preso 19 anos após o crime
Publicado em 01/06/2023
Editoria: Polícia
Homem de 56 anos cumpria pena em regime semiaberto, mas agora volta para o fechado
Condenado por estelionato praticado contra o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) em 2004 foi preso nesta quarta-feira (31) em Iguatemi, cidade a 412 km de Campo Grande. O homem de 56 anos estava em regime semiaberto, mas descumpriu medidas determinadas pela Justiça e agora voltou para o regime fechado.
De acordo com a Polícia Civil, L.V. foi condenado por estelionato majorado, quando é cometido em detrimento de entidade de direito público. Em 2004, ele chefiava o posto indígena de Japorã (a 39 km de Iguatemi) e foi responsável por assinar certidão de nascimento falsa, para que terceira pessoa recebesse aposentadoria do INSS por idade, mesmo sem ter direito.
Segundo a polícia, a pessoa já tinha requerido a aposentadoria em 2001 com documento de identidade verdadeiro, mas o pedido foi indeferido. Com a ajuda de L.V. e de outro envolvido, houve adulteração na data de nascimento e o indígena acabou sendo beneficiado à época, com oito parcelas do benefício.
Em 2005, o Ministério Público denunciou L.V. e os outros dois envolvidos. Desde então, L.V. vinha cumprindo pena em semiaberto. Entretanto, descumpriu algumas condições e terá de voltar a cumprir a pena em regime fechado por mais dois anos e oito meses.
O condenado foi preso por policiais civis da Delegacia de Iguatemi e vai ser levado para o sistema penitenciário, para cumprir o restante da pena. A polícia não informou quais medidas ele deixou de cumprir no período em que esteve no semiaberto.
› FONTE: Campo Grande News