Ontem (21), o Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Aquidauana realizou uma oficina de "Notificação compulsória de transtornos mentais relacionados ao trabalho", com a psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual).
O objetivo foi capacitar, sensibilizar, orientar e esclarecer dúvidas sobre o preenchimento da ficha de notificação, que serve como norteadora das ações em Saúde do Trabalhador.
O evento teve a participação de cerca de 31 pessoas, sendo enfermeiros, psicólogos, dentre outros profissionais que trabalham em serviços que compõem a Rede Sentinela do município (Hospitais, ESF’s, Equipe Multi, CAPS). Também participaram os técnicos em Saúde do Trabalhador da microrregião (Anastácio, Bodoquena e Miranda).
Atualmente, há uma expressiva subnotificação desse agravo, pressupondo-se que não há adoecimento mental relacionado ao trabalho, dificultando a obtenção de dados para justificar ações, solicitar profissionais para dar suporte ao trabalhador como psicólogo e psiquiatra e auxiliar nas atividades alternativas que auxiliem na diminuição dos sintomas como avaliação de ambiente e processos de trabalho.
› FONTE: Agecom