Agems credencia empresa para remoção de veículos apreendidos
Publicado em 25/06/2023
Editoria: Trânsito
A Agência Estadual de Regulação (Agems) está fortalecendo as ações de fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros com o credenciamento de mais uma empresa para realizar o serviço de remoção e depósito/guarda de veículos irregulares apreendidos nas operações. Sediada em Anastácio, a Hera Transportes poderá atender a demanda de toda a região, incluindo Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário.
Depois de passar pelo processo de credenciamento, a empresa assinou o Termo de Adesão com a Agência na tarde de ontem (22), representada pelo procurador dos proprietários, Elbert Silva Lima.
“Essa rota do pantanal é uma região com muito fluxo de clandestinos, onde nossa atuação é sempre presente. Contando agora com serviço para remoção, o combate ao transporte ilegal fica ainda mais eficaz. Poderemos, além de autuar e multar, apreender os veículos, quando for caso”, explica o diretor de Transportes, Matias Gonsales.
Outras regiões
A empresa é a segunda do ramo a ser credenciada pela Agems. O enfrentamento ao transporte ilegal de passageiros já conta com os serviços da Autotran, que possui pátio em Campo Grande e Dourados e atua em uma extensão região desses dois grandes polos.
O credenciamento desse tipo de serviço é uma das inovações da atual direção da Agems, acabando com um antigo entrave nas ações de fiscalização. Sem serviço para remover e guardar veículos, o trabalho de apreensão ficava limitado, mesmo que essa penalidade fosse aplicável pela legislação. Desde outubro de 2021 foi disponibilizado o edital para as empresas interessadas se credenciarem.
O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, explica que desde então o trabalho está fortalecido para coibir o transporte não autorizado. “Ganha o usuário e ganham os transportadores qualificados, que seguem as normas, fazem a manutenção dos veículos e atuam dentro da legalidade”, destaca.
O Edital de Credenciamento fica disponível no site da Agência, com todas as informações para atender ao Chamamento Público, baixar e preencher formulários, e requerer credenciamento. Empresas que tiverem interesse, especialmente em regiões onde ainda não existem credenciadas, podem contatar a Agems.
› FONTE: Comunicação MS