Câmara e órgãos da segurança pública se reúnem em Aquidauana
Publicado em 06/07/2023
Editoria: Cidade
Eles discutiram estratégias para melhorar a segurança após denúncias de furtos no comércio de Aquidauana
A onda de furtos, roubos e assaltos ocorridos na cidade de Aquidauana, mobilizou a Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal a promover, na segunda-feira (03/07), uma reunião com os órgãos públicos envolvidos com a segurança, no período da manhã.
A proposta dessa reunião é fruto do discurso do vereador/professor Clériton Alvarenga (PP) durante Sessão Extraordinária realizada no dia 26 de junho de2023, na Casa de Leis, o qual retratou a insegurança vivida pelos comerciantes, vítimas desses delitos na cidade.
Formalizado por essa Comissão, o convite foi encaminhado ao presidente do legislativo, vereador Nilson Pontim (MDB), extensivo aos demais vereadores, assim como, às entidades civis, membros do Poder Judiciário local e autoridades militares do município.
Durante a reunião, autoridades da segurança se posicionaram, dentre elas, o delegado regional de Polícia Civil, Amiylcar Romero. Para ele, a segurança pública precisa priorizar o combate ao tráfico de drogas, que agrega outros tipos de delitos, que inclui furtos praticados pelos usuários de entorpecentes.
O comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar local, tenente coronel Guilherme Dantas, foi questionado pelos parlamentares sobre a utilização da modalidade Cavalaria nas operações desenvolvidas pela corporação.
Ele explicou que o momento o impossibilita devido a condição do efetivo, visto que, para três cavalos há necessidade de oito policiais.
O militar comentou que o corpo de policiais de seu batalhão, por ser composto por muitos “filhos de Aquidauana”, carregam uma dedicação especial em defender e garantir a segurança do seu território. Para o militar, a reunião foi muito proveitosa.
Faz parte da Comissão Permanente de Segurança da Casa de leis, os vereadores Humberto Torres (PSDB), presidente; Marquinhos Taxista (PDT), vice-presidente; e sargento Cruz (MDB), relator.
Além dos integrantes de comissão, participaram da reunião, os vereadores Nilson Pontim (MDB) - presidente, sargento Cruz (MDB), Humberto Torres (PSDB), Valter Neves (PSD), Everton Romero (PSDB), Chivo Tavares (PT), Clériton Alvarenga (PP), Anderson Meireles (MDB), Tião Melo (Solidariedade) e Wezer Lucarelli (PSDB).
Participaram ainda, o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), a juíza da Vara Criminal, Kelly Gaspar Duarte Neves; o chefe da perícia regional, perito criminal Antônio César Moreira; delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher, Isabelle Sentinello; delegado do 1º DP (Distrito policial) de Aquidauana, Ronaldo Marcos Jacob; delegado do 1º DP de Aquidauana, Luiz Fernando Domingos Mesquita; delegado regional, Amílcar Eduardo P. Romero; comandante do 7º Batalhão da PM de Aquidauana, tenente coronel Guilherme Dantas Lopes, entre outras.
› FONTE: Ascom CMA