Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Anastácio debate realização de Congresso Internacional de História

Publicado em 18/07/2023 Editoria: Cidade


Na manhã de ontem (17) foi realizada uma reunião no Gabinete Municipal para tratar sobre a programação 2024 da Retirada da Laguna, quando Anastácio sediará o I Congresso Internacional de História do Pantanal: Guerras, Territórios e Povos Indígenas, que acontecerá no Centro de Convenções, no mês de abril, e contará com participantes do Uruguai, Paraguai, Argentina, além do Brasil.
 
Recepcionados pelo Prefeito Nildo Alves, os professores da UFMS Paulo Marcos Esselin e Franchys Marizethe Nascimento Santana, o jornalista José Pedro Frazão (membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), o empresário Ricardo Maria Figueiró e a Secretária de Orçamento e Finanças Janete Portocarrero alinharam ideias para o evento que acontecerá no próximo ano.
 
A Retirada da Laguna foi um episódio militar ocorrido durante a Guerra da Tríplice Aliança, que terminou no dia 11 de junho de 1867, na localidade conhecida como Porto Canuto, em nosso município. O porto em questão fora construído por João Canuto, na então margem esquerda do Rio Aquidauana, atual município de Anastácio, e era passagem comum para as regiões do norte, oeste, sul e para o Pantanal.
 
Com o passar dos anos, Porto Canuto (localizado na Fazenda Tabapuã, na BR-262, entrada de Anastácio para quem vem de Campo Grande) foi ganhando destaque também no meio acadêmico e tornou-se palco de eventos voltados ao tema, como palestras a estudantes e entrega de condecorações a militares e civis.