O governador apresentou uma palestra sobre os impactos do corredor bioceânico em Mato Grosso do Sul
Riedel faz palestra falando sobre os impactos da Rota Bioceânica
Durante palestra sobre os impactos da Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel disse que o empreendimento será concluído nos próximos 2 anos, com economia de R$ 126,9 mil pelos portos chilenos. O encontro aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal, durante solenidade da Justiça Federal em Campo Grande.
O governador fez questão de citar a redução de custos e a competitividade de Mato Grosso do Sul por meio do corredor bioceânico. Ele disse que seguindo pelos portos chilenos para China, será reduzida em 12 dias a navegação, em comparação com a saída pelo Porto de Santos. A diária de um barco em Santos custa US$ 30 mil (R$ 144,3 mil), enquanto que no Chile fica em US$ 3,6 mil (R$ 17,3 mil), resultando em economia de R$ 126,9 mil, levando em consideração que o dólar está a R$ 4,81, nesta quarta-feira (19).
A comparação específica é feita porque Xangai (China) é um dos principais destinos das commodities de Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste.
Ele também citou os grandes benefícios que o corredor vai trazer para a economia, como a redução dos custos logísticos, novos investimentos em infraestrutura, além do fomento e expansão do turismo.
“Trata-se de um conceito sonhado e discutido por muito tempo (Rota Bioceânica) e que vai se concretizar nos próximos dois anos. Um traçado de 3.320 km que vai passar pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile”, destacou.
Riedel enfatizou que a porta de entrada do Brasil será por Porto Murtinho, onde está sendo construída a ponte sobre o Rio Paraguai, na divisa com a cidade de Carmelo Peralta. Depois, o corredor segue pelo norte do Paraguai, entra na Argentina e chega nos portos chilenos, com isso, encurtando o caminho ao Oceano Pacífico.
Obras da ponte sobre o Rio Paraguai, na Rota Bioceânica
Ponte - Ainda de acordo com o governador, 24,68% das obras já foram concluídas e a previsão é de a estrutura ficar pronta no 1° semestre de 2025.
A ponte terá 1.294 metros e investimento de US$ 85 milhões, construída pela Itaipu Paraguai. “A cidade [Porto Murtinho] já está recebendo capital privado em investimentos na rede hoteleira, estrutura para receber caminhoneiros e oficinas, e vai ter este potencial turístico e de cargas”, disse.
Segundo Riedel, o recurso federal já está disponibilizado para obra de acesso a Porto Murtinho, pela BR-267. Agora, só falta iniciar a licitação do projeto que vai ficar a cargo do Dnit-MS (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A expectativa é de investimento de R$ 80,7 milhões somente com a pavimentação do trecho.
› FONTE: Campo Grande News