Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Polícia Civil apreende fuzis, pistolas, espingardas e carregadores em operação realizada em MS

Publicado em 26/07/2023 Editoria: Polícia


Na manhã de ontem, terça-feira, 25/07, o DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado ), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, desencadeou operação na faixa de fronteira em repressão ao comércio irregular de armas de fogo de uso restrito. 
 
Após o balanço e conferência dos objetos, foram apreendidos, no total: 28 fuzis 5,56 nato, 2 pistolas 9mm, 1SMT 9mm, 1 espingarda .357, 1 espingarda calibre 12 e diversos carregadores.
 
O DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado ), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, desencadeou operação na faixa de fronteira em repressão ao comércio irregular de armas de fogo de uso restrito. 
 
No curso das ações sistêmicas de combate à corrupção e ao crime organizado, perpetradas no âmbito da operação “Hórus” – Programa Guardiões da Fronteira – Ministério de Justiça e Segurança Pública,  constatou-se que a prática criminosa era realizada por empresa de armas localizada na cidade de Dourados/MS.
 
As recentes alterações do cenário normativo referentes à negociação de armas de fogo proibiram desde o mês de setembro de 2022, a venda de fuzil, porém, o que se constatou, foi que a loja alvo da operação policial, manteve a comercialização das armas de calibre restrito após esse período, inclusive, efetivadas com diversas irregularidades que indicaram até a facilitação do acesso das armas de alto poderio de fogo por criminosos.
 
Verificou-se que diversos fuzis vendidos no período foram negociados por valores extremamente baixos, indicando ainda sonegação fiscal. A situação se torna ainda mais sensível por se tratar de região de fronteira, que conta com a forte influência de facções criminosas nacionais e internacionais.


› FONTE: PC MS