Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Formatura de Agentes de Saúde e de Endemias em Aquidauana

Publicado em 06/08/2023 Editoria: Saúde


Foto: Juliano Dervalho

Foto: Juliano Dervalho

O curso que faz parte do Programa Saúde com Agente, é uma iniciativa do Ministério da Saúde
 
Na noite de sexta-feira (04), em meio as comemorações alusivas aos 131 anos de Aquidauana, na Câmara Municipal de Aquidauana, aconteceu a formatura do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.
 
Os formandos estavam felizes e satisfeitos por conquistarem mais um avanço profissional em suas carreiras. 
 
A Prefeitura Municipal de Aquidauana, via Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, fez a adesão ao programa para garantir a capacitação e qualificação gratuita aos agentes de saúde e de endemias do município.
 
Foram 11 meses de curso, o qual iniciou em agosto de 2022 e encerrou em julho deste ano, do qual participaram 97 alunos, sendo agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. Divididos em 04 turmas, eles tiveram aulas práticas ministradas por enfermeiras do município e as aulas teóricas online pelo programa Mais CONASEMS.
 
Participaram da solenidade de formatura a secretária Municipal de Saúde - Patrícia Panachuki, o secretário de Finanças - Ernandes Peixoto, a secretária de Assistência Social - Josilene Rodrigues, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde - Adriana Lanza, a coordenadora da Vigilância em Saúde - Camila Mayer  e os vereadores - Nilson Pontim (presidente do Legislativo), Clériton Alvarenga, Everton Romero, Chico Tavares, Marquinhos Taxista e Valter Neves.
 
Ao fazer uso da palavra em nome do prefeito Odilon Ribeiro, o secretário Ernandes destacou: "Esse curso aprimorou o conhecimento de vocês formandos e assim vem a somar na qualidade para o bom atendimento, para a qualidade do serviço público que chega até a população,  com este curso vocês aprimoram a qualidade e competência e assim ganham também os munícipes atendidos por vocês. Parabéns!"
 
A secretária municipal de Saúde, Patrícia Panachuki falou da importância da capacitação para os profissionais da saúde, como forma de aprimoramento e melhoria no dia a dia de trabalho.
 
"Sabemos do esforço que vocês fizerem para concluir o curso, da dedicação e o quanto de novas informações valiosas foram compartilhadas no aprendizado. Desejo sucesso a cada um de vocês e agradeço pela parceria na prestação dos nossos serviços de saúde à toda a população", finalizou a secretária. 
 
O curso que faz parte do Programa Saúde com Agente, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
 


› FONTE: Agecom