Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Orquestra Indígena de Anastácio conquista projeção no Domingão com Huck

Publicado em 07/08/2023 Editoria: Arte e Cultura


Momento do ensaio no palco do Domingão com Huck

Momento do ensaio no palco do Domingão com Huck

Projeto do Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento – Ressoarte, apoiado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da cidade de Anastácio, se apresentou no início da noite de ontem, domingo (06) com a Orquestra Indígena Teko Arandú no programa de maior audiência da Rede Globo.

Foram três meses de tratativas desde o primeiro contato da equipe de produtores da Rede Globo com a equipe de coordenação do Instituto Ressoarte até a oficialização do convite para a apresentação de um dos projetos da organização no Programa Domingão com Huck, ao vivo.

O projeto que chamou a atenção dos produtores do programa é a “Orquestra Indígena Teko Arandú” cuja expressão significa “modo sábio de viver”.

A orquestra teve início no de 2013 com apoio do Instituto Oi Futuro, por meio do edital Oi Novos Brasis. A partir daí, iniciou-se também uma promissora agenda de arte-transformação, inclusão e inovação social no interior do estado de Mato Grosso Sul.

Em 2014, a iniciativa alcançou projeção nacional e foi selecionada pelo Ministério da Cultura para um ciclo de apresentações durante a Copa do Mundo, também na cidade do Rio de Janeiro.

Na equipe estava o aluno João Pedro Brizola da Silva, que participa há 3 anos como aluno da orquestra e de capoeira. João fez sua primeira viagem aérea. Ele disse ao Portal de Aquidauana que é um sonho realizado.

Janiskles Campos Ribeiro que é integrante da Orquestra Indígena Teko Arandú, também nunca teve a chance de fazer uma viagem de avião e agora está muito feliz.

Além de integrantes Indígenas a organização preza pela pluralidade com acolhimento de todas as etnias. Mãe de alunos, Valquiria Naka ressalta a apresentação foi uma experiência de vida.

Durante a apresentação, Luciano Huck confirmou a Maria Cristina Pacheco, mestra indígena da etnia Terena, que há mais de 30 anos fomenta o desenvolvimento cultural na região por meio das artes integradas, que a instituição foi incluída entre as 61 que receberão apoio do Criança Esperança.

A apresentação foi emocionante e a “cereja do bolo” foi a presença de Gaby Amarantos que cantou “Anunciação” acompanhada pela banda do Instituto Ressoarte de Anastácio.

Sobre o Instituto Ressoarte

O Instituto RessoArte é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como sua missão principal a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

Neste ano, o Instituto Ressoarte completará 15 anos de fundação, sempre atuando por meio de oficinas, cursos de formação, palestras e projetos com foco da cultura, educação, tecnologia, patrimônio, geração de renda e economia criativa.

O Instituto desenvolve suas ações focalizando crianças e adolescentes da rede pública de ensino, bem como jovens e adultos dos municípios de Anastácio e Aquidauana, situados a 125 quilômetros da capital Campo Grande.

 



› FONTE: Da redação com informações