Na segunda Sessão Legislativa do 2º semestre de 2023 realizada na noite de terça-feira (08) no Plenário Estevão Alves Corrêa o vereador Sargento Cruz apresentou nos expressos termos do § 1º, do art. 168 e do dispositivo no inciso VI, do Regimento Interno, Moção de Aplauso para os policiais penais, Andreia Pereira Arce Diniz, Eliane Luz Freitas Medina, Elvis Ofemester Moreira e José Corrêa da Silva, pelo projeto “Aroma, Sabores e Saberes”, desenvolvido no EPA -Estabelecimento Penal de Aquidauana, que transforma horta em espaço de integração.
Na justificativa pela homenagem o vereador Sargento Cruz esclarece que o projeto visa integrar os temas referentes a Aromas, Sabores e Saberes priorizando a saúde, a qualidade de vida, o conhecimento e o bem-estar das pessoas, tendo como ingredientes fundamentais a união, o amor, a dedicação dos idealizadores e a troca de experiências com a comunidade local.
O Projeto Aromas, Sabores e Saberes do Pantanal, surgiu através da ideia da montagem de canteiros com plantas medicinais, aproveitando o ensejo da implantação da horticultura, na área externa do Estabelecimento Penal de Aquidauana, que está localizado na rua Duque de Caxias, uma unidade gerenciada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário/AGEPEN, de Mato Grosso do Sul, tendo como diretor Cláudio dos Reis Alviço. “Os canteiros de ervas medicinais e hortaliças foi desenvolvido em pneus inservíveis, decorados artesanalmente pelos internos do presídio em um caminho chamado de Rota da Cura Sustentável e finaliza no Lago Água da Vida”, enfatiza o parlamentar, sargento Cruz.
À medida que a pessoa segue o caminho da rota depara-se com belas plantas, ervas medicinais e aromáticas, hortaliças, mensagens bíblicas, materiais recicláveis e finaliza no lago com vários peixes ornamentais.
Com o sucesso dos trabalhos, foi criada uma Banca solidária em que a população recebe ervas medicinais e aromáticas, bem como hortaliças e verduras da horta do estabelecimento penal, quando excedem o volume da produção, como forma de aproveitar sem desperdício e auxiliar a sociedade.
O Projeto Aromas, Sabores e Saberes do Pantanal implantou também a Geladeira Literária, que atende moradores da região, com a doação ou troca de livros, visando o incentivo à leitura, visto que o projeto possui um local privilegiado de passagem do munícipe.
A geladeira cumpre o papel de uma estante de livros cujo acesso às obras é gratuito. “É uma forma de agregar conhecimento, pois os idealizadores desejavam disseminar a cultura, através da leitura e da transformação não somente dos reeducandos, mas o anseio que se propagou para a comunidade local”, destaca.
Além disso, acreditam eles, que a leitura proporciona liberdade de pensamento, de informação e de criatividade.
Por ser de inteira justiça, a Câmara Municipal de Aquidauana, através deste ato legislativo, reconhece e aprova com louvor a homenagem aos policiais penais Andreia, Eliane, Elvis e José pela iniciativa de desenvolver o Projeto “Aroma, Sabores e Saberes”, com extrema seriedade, responsabilidade, dedicação e desprendimento. “Eles conduziram todas as fases do projeto até sua concretização e pela importância do projeto desejamos sucesso e vida longa a todos os envolvidos juntamente com seus familiares”, finalizou o vereador Sargento Cruz.
A Moção de Aplauso foi submetida a votação em plenário e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão Legislativa, desta terça-feira (08) e em seguida entregue aos homenageados em ato que contou com a participação do Diretor do EPA – Estabelecimento penal de Aquidauana, ex-vereador Cláudio Alviço.
› FONTE: Ascom CMA