Iniciativa do Sebrae/MS visa identificar origem, favorecer no valor agregado e contribuir na valorização de produtos
Com o objetivo de dar suporte aos pequenos negócios localizados no Pantanal, o Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, foi lançado na quarta-feira, 23 de agosto, a plataforma “Made in Pantanal”, que apresenta empresas da economia criativa e agroindústrias com produtos feitos no bioma ou que utilizam insumos pantaneiros.
O lançamento acontecu durante a abertura oficial da 22ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB), na Praça da Liberdade.
A plataforma é uma vitrine para as empresas que possuem o selo Made in Pantanal, desenvolvido pelo Sebrae para destacar e valorizar negócios do bioma.
Até o momento, mais de 100 empreendimentos estão inseridos nela, dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde é possível conferir seus produtos e serviços.
Além do lançamento da plataforma, a programação inclui uma exposição para a comercialização dos produtos até o próximo dia 27 das 10h às 22h.
Empresas e produtos com ligação direta com o Pantanal estão carregados de histórias, tradições e acabam sendo únicos por estarem envolvidos em uma área rica em diversidade e com forte ligações com a natureza e com um jeito particular de se produzir.
Esse registro de procedência contribui diretamente para ressaltar a cultura do povo pantaneiro e se soma ao trabalho desses pequenos negócios para que haja desenvolvimento econômico sustentável no bioma.
Aquidauana participa dessa iniciativa inovadora, com produtos artesanais do Pantanal brasileiro únicos e encantadores, refletindo a cultura e a natureza da nossa região.
Feitos à mão por artesãos locais, esses produtos incluem uma variedade de itens, desde acessórios de moda, como bolsas e colares, até objetos decorativos, como esculturas de animais típicos da região, velas decorativas, itens de decoração entre outros.
O artesão Kevin Constantino -com o apoio do Sebrae/MS e da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está na cidade de Bonito representando os artesãos dos municípios com suas peças para exposição e venda.
Esses produtos representam não apenas um importante meio de subsistência para os artesãos locais, mas também um meio de preservação da cultura e da biodiversidade do nosso Pantanal.
Além disso, a compra de produtos artesanais do Pantanal é uma forma de apoiar as comunidades locais e incentivar o turismo sustentável na nossa região.
Do Pantanal para sua casa! Você também pode conferir as peças no site www.madeinpantanal.sebrae.com.br
› FONTE: Com informações Blog da GI