Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Agentes de Comunitários e de Endemias participam de treinamento em Aquidauana

Publicado em 01/09/2023 Editoria: Saúde


Na manhã de quarta-feira, 30, no auditório da UFMS - Campus I, foi realizada uma palestra de treinamento sobre arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos) pelo Coordenador de Controle de Vetores do Estado, Mauro Lúcio do Rosário, tendo como público-alvo os agentes de Endemias da Vigilância em Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde de Aquidauana.
 
Durante a palestra, o Coordenador de Controle de Vetores do Estado ressaltou a importância do combate e prevenção do vetor transmissor e, também, fez um alerta sobre os riscos de uma epidemia de dengue, zika e chikungunya.
 
Na palestra, também foi enfatizada a importância do controle do uso de inseticidas e a ineficiência na eliminação do inseto contaminado nos locais onde há notificações com pessoas suspeitas de dengue, zika ou chikungunya.
 
“Lembrando que o melhor método de combate ao mosquito é a prevenção, realizando o manejo mecânico, isto é, a eliminação de todos os recipientes que possam acumular água, assim como, a vistoria periódica do quintal”, destacou o coordenador municipal de Controle de Vetores, Sebastião Marques.
 
Estiveram presentes na palestra, a Secretária de Saúde e Saneamento de Aquidauana - Patrícia Panachucki, a Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde do Estado - Aline Cauneto, e o Supervisor técnico do Estado - Ramão Larson.
 
Ainda ontem, na parte da tarde, foram entregues 19 aparelhos celulares para os Agentes de Endemias. A secretaria municipal de Saúde e Saneamento – Patrícia Panachuki e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica – Camila Mayer estiveram fazendo a entrega dos celulares para a equipe de agendes de endemias.
 
Os celulares tem pôr finalidade serem utilizados para o lançamento das visitas diárias realizadas pelos agentes no Sistema V3 do Governo do Estado. Desta forma, a Secretaria Estadual de Saúde, através da equipe de Tecnologia e Informação, faz o acompanhamento e terá um relatório real dos trabalhos realizados no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya em Aquidauana.
 


› FONTE: Agecom